Transfobia

Deputados federais cearenses repudiam discurso de Nikolas Ferreira na Câmara

Por Redação IN Poder - Em 09/03/2023 às 12:28 PM

1012786 Capa Camara 1060

(Foto: Agência Brasil)

Alguns deputados federais cearenses se pronunciaram publicamente repudiando a fala do colega de Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreira (PL-MG), eleito como o mais votado do Brasil, com 1.47 milhões de sufrágios. Nessa quarta-feira, 8, o mineiro subiu na tribuna da Casa de peruca e, afirmando ser “Nicole”, disse que as “mulheres estavam perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”.

Próximo coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, o deputado Eduardo Bismarck prestou solidariedade aos ofendidos pelo pronunciamento de Nikolas, descrevendo o ato como “absurdo” e “inaceitável”. “Temos vivivo um verdadeiro show de horrores no parlamento nesses primeiros dias da nova legislatura, com falas e atitudes de parlamentares que em nada honram o mandato. Esse é um dos métodos daqueles que pretendem corroer a democracia por dentro”, apontou.

“Que esse caso seja exemplar para dar um basta nessas molecagens e que o parlamento mantenha o decoro e possa permanecer com o respeito da sociedade”, concluiu Bismarck.

+ André Figueiredo repudia fala transfóbica de Nikolas Ferreira: “Vai pro conselho de ética”

Por sua vez, Célio Studart (PSD) descreveu o colega como “babaca” e lembrou que os parlamentares estão na Câmara dos Deputados para lutar por direitos e melhorias à população, “não para esse tipo de ‘circo'”.

“O espetáculo para chamar atenção sobre algo relevante é um artifício da política (válido e útil), mas para segregar? Para afrontar? Para causar discórdia com pessoas que carregam dores, complexos, dramas familiares de aceitação, etc… quem ganha com essa quinta série?”, ingadou o cearense.

Já o deputado federal Idilvan Alencar (PDT), publicou em seu storie matéria que fala sobre o assunto e escreveu que apenas “muita reza para se proteger neste ambiente de trabalho”. “Quanta vergonha eu passo aqui”, declarou. O pedetista também garantiu, no storie seguinte, que iria apoiar eventuais pedidos de cassação do mandato de Nikolas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder