governador

Elmano vai viajar à China com Lula para tratar sobre energias renováveis no Ceará

Por Redação IN Poder - Em 20/03/2023 às 2:17 PM

Novo Projeto

(Foto: Reprodução / Twitter)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), vai viajar à China integrando a comitiva do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agenda oficial. No exterior, o petista vai tratar de assuntos sobre as energias renováveis, setor onde o Ceará possui grande potencial para investimento. A viagem ocorrerá no dia 27 com retorno previsto para 31 de março.

A agenda oficial na China representa uma reaproximação do governo brasileiro com o chinês, uma vez que os dois países vivenciaram momentos de crises especialmente por conta das declarações do governo anterior, chefiado por Jair Bolsonaro (PL), contra os chineses. E como o Brasil tem na China grande parceiro comercial, vão integrar a comitiva brasileira cerca de 240 empresários do setor do agronegócio.

Além de Elmano, dois deputados federais cearenses vão integrar a comitiva governista: José Guimarães (PT) – líder do governo na Câmara – e André Figueiredo (PDT) – líder do PDT na Câmara e presidente nacional interino do partido.

Em entrevista ao IN Poder nesta segunda-feira, 20, Guimarães considera que a viagem ao país asiático é estratégica para o País, especialmente para “recolocar o Brasil no mapa das grandes potências”, visto que ‘o protagonismo do Brasil foi perdido nos últimos anos’.

“Retomar as relações diplomáticas com um país gigante e a segunda maior economia do mundo. Reaquecer os acordos comerciais bilaterais com o Brasil. A China é um dos principais compradores dos produtos brasileiros. E essa viagem que o Lula já fez primeiro para os Estados Unidos e agora pra China, é o exemplo de quanto essas relações do Brasil com o mundo são decisivas para o nosso futuro”, afirmou à reportagem.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder