Intersolar Summit 2023
Fortaleza se prepara para sediar os principais debates sobre a energia solar no País
Por Viviane Ferreira - Em 24/03/2023 às 3:02 PM
O maior evento de energia solar do Nordeste, o Intersolar Summit, está chegando em Fortaleza. O congresso será realizado nos dias 18 e 19 de abril, no Centro de Eventos do Ceará e reunirá os principais especialistas do setor.
Uma feira também será realizada no local, sendo uma oportunidade para empresas e investidores de conhecerem as principais tendências e inovações em tecnologia solar, além de se conectarem com potenciais parceiros e clientes.
O congresso receberá 500 congressistas e cerca de 25 palestrantes para discutir não só políticas, desafios jurídicos e marcos regulatórios, como também financiamento e soluções de integração com a rede.
A modernização do setor elétrico e as oportunidades para energia solar, H2V e o armazenamento e as perspectivas da geração solar centralizada – mercado livre e mercado regulado são alguns dos temas a serem abordados no evento.
A missão do Intersolar Summit Brasil Nordeste é trazer informações aprofundadas, facilitar oportunidades de contatos de alta qualidade e expandir o uso de tecnologias FV nos âmbitos regional e nacional, e o setor FV nacional.
Nordeste é destaque
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), há uma tendência mundial de acelerado crescimento da energia solar. Em 2023, o Brasil alcançou um novo recorde, atingindo 26 gigawatts (GW) de potência instalada proveniente da fonte solar fotovoltaica, que inclui tanto usinas de grande porte como sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Isso já representa 11,6% da matriz elétrica nacional. Segundo a entidade, em um ano, a energia solar aumentou cerca de 83%, passando de 14,2 GW para 26 GW.
O Nordeste do Brasil tem se destacado como uma das regiões mais promissoras para a energia solar no País, com grande potencial de geração de energia limpa e renovável. O Plano Fortaleza 2040, coordenado pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), aponta que Fortaleza é a 5ª cidade do Brasil em número de sistemas em Geração Distribuída (GD) de energia, sendo uma das pioneiras no Brasil a utilizar fontes renováveis para atender equipamentos e prédios públicos.
O plano tem como meta garantir que Fortaleza seja autossuficiente em energia até 2040, tornando-se capital-modelo do Brasil em eficiência energética.
Mais informações sobre a Intersolar estão disponíveis no portal: https://www.intersolar-summit-brasil.com/inicio