Tatuando em porcelana
A artista Plástica e designer Evelyn Tannus tornou-se uma especialista em tatuagem em peças de porcelana, que vão de mãos a animais.
Por Omar de Albuquerque - Em 05/04/2023 às 11:31 AM
Tatuando em porcelana. A artista Plástica e designer Evelyn Tannus tornou-se uma especialista em tatuagem em peças de porcelana, que vão de mãos a animais. A porcelana substituiu facilmente a pele como plataforma da sua arte.
As famosas mãos e animais em cerâmica da artista Evelyn Tannus são facilmente reconhecidas em qualquer situação, seja em uma exposição ou nas inúmeras feiras de design e decoração que a artista constantemente participa pelo mundo a fora. Evelyn Tannus criou uma identidade única de visual marcante: suas peças são tatuadas como se fossem peles de cerâmica. Uma linguagem contemporânea, feminina, delicada, parecendo saírem de um universo lúdico, e com pitadas de humor. As peças parecem estar tatuadas com traços bem femininos de insetos, animais e alguns seres mitológicos e étnicos. Suas peças como vasos, mãos, luminárias, figas, tanques e Iemanjás, já atraíram a atenção do Museu de Arte de Salvador e o Museu Brasileiro da Escultura.
Luminária em forma de mão, que trazem lâmpadas de filamentos e pintadas com imagens do universo “Rock and roll”, se destacam entre as inúmeras criações da artista plástica, que sempre está antenada com a arte e sua contemporaneidade. Sua última coleção é chamada de Tatuagem Azul e inclui 20 peças em cerâmica branca com tatuagens azuis, inspiradas na cor azul dos famosos e tradicionais azulejos portugueses e na porcelana índigo de Macau, ex-colônia portuguesa. A coleção revisita de forma moderna, a clássica porcelana chinesa que influenciou o Ocidente com tons de azul e branco, e traz de volta os ornamentos que pensávamos já estarem no passado em prateleiras de antigas cozinhas ou mesmo em velhos baús empoeirados.
Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque Fotos: Divulgação