veículos elétricos

Na China, Lula deverá fechar acordo por montadora BYD na Bahia

Por Redação - Em 11/04/2023 às 4:54 PM

Fábrica Da Byd No Brasil

A BYD já possui três fábricas no Brasil, sendo duas em Campinas (SP e uma em Manaus (AM)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta terça-feira (11) para a China, onde além terá reuniões para estreitar as relações com o país asiático, que é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, e deverá anunciar mais de 20 acordos, incluindo a instalação de uma fábrica de veículos elétricos e híbridos da gigante chinesa BYD em Camaçari, na Bahia.

O fabricante chinês tem interesse em instalar uma fábrica no Nordeste e as negociações estão avançando. No último dia 9, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou duas fábricas de veículos elétricos da BYD na China. A primeira unidade fica na cidade de Hangzhou, onde são produzidos ônibus. A segunda fábrica está localizada em Chengzhou, onde são produzidos automóveis. As duas unidades são responsáveis pela produção de aproximadamente 400 mil veículos por ano e geram 9.200 empregos.

O governador da Bahia se juntará à comitiva presidencial para dar andamento às tratativas. A expectativa é que as negociações sejam lideradas pelo presidente Lula e que o acordo seja fechado ainda durante a viagem à China.

A BYD deverá se instalar onde antes funcionava a fábrica da Ford, que encerrou suas atividades em 2021.

Originalmente, a fábrica pertence ao governo da Bahia, mas a Ford realizou melhorias nas instalações e é proprietária da modernização efetuada.

A BYD já possui unidades no Brasil. Em 2015, a chinesa sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP).Em 2017, a BYD abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, mas com foco na produção de módulos fotovoltaicos.

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business