2.153 unidades
Venda de imóveis na RMF gira R$ 1 bilhão e salta 113% no 1º trimestre
Por Redação - Em 28/04/2023 às 1:57 PM
O mercado imobiliário da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) vem mostrando crescimento consistente em 2023. No primeiro trimestre, o Valor Geral de Vendas (VGV) atingiu R$ 1 bilhão, avanço de 113% em relação a igual período de 2022. Foram comercializadas 2.153 unidades no acumulado de janeiro a março, incremento de 28% na mesma base de comparação. Os números foram revelados nesta sexta-feira (28) pela Lopes Immobilis, que apresentou o estudo Flash Imobiliário, com os principais dados do mercado.
“Este resultado positivo mostra que o mercado imobiliário de Fortaleza está em franca recuperação após os anos de crise que afetaram todo o País. É importante destacar que esse é o melhor ano desde 2015, o que evidencia a retomada da confiança do mercado e a disposição dos consumidores em investir em imóveis”, destacou o diretor da Lopes Immobilis, Ricardo Bezerra.
De acordo com ele, o mercado imobiliário da RMF está vivenciando um momento histórico em relação ao estoque de apartamentos prontos para morar. Ao final do primeiro trimestre de 2023, a RMF apresentou o menor estoque já registrado: 883 unidades. “Comparando com o ano de 2018, quando o estoque de unidades prontas superou a marca de 3.000 unidades, é possível notar uma mudança significativa no mercado imobiliário local. Essa redução do estoque é resultado da grande procura por imóveis e da alta demanda de compra, o que tem motivado as construtoras a acelerarem a entrega de seus empreendimentos”, disse Ricardo Cavalcante.
Em relação ao mercado imobiliário da Capital cearense, o Flash Imobiliário mostrou que o momento é de equilíbrio entre oferta e demanda, situação que tem se refletido na política de descontos praticados pelas construtoras e imobiliárias. No primeiro trimestre deste ano, o desconto médio na venda de imóveis foi de apenas 3%, o menor desde 2017, quando o estudo Flash Imobiliário começou a ser realizado.
Construtoras
A análise do mercado feita pela Lopes Immobilis também destacou o desempenho das construtoras que atuam na RMF. No primeiro trimestre deste ano, as construtoras que mais se destacam no segmento Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foram a Tenda (1º), que possui uma forte presença em Fortaleza e região metropolitana; a MRV (2º); e a Monteplan (3º).
No segmento de segunda moradia, as construtoras que mais venderam no primeiro trimestre foram a Marquise (1º), Diagonal (2º) e a Moura Dubeux (3º).
De acordo com os dados divulgados pela Lopes Immobilis, referentes ao primeiro trimestre de 2023, as construtoras que mais se destacaram no mercado imobiliário de Fortaleza foram a Dasart Engenharia (1º), a Moura Dubeux (2º) e a Marquise (3º).