Universidade e Sociedade
Unifor participa do V Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado na Espanha
Por Viviane Ferreira - Em 09/05/2023 às 1:24 PM
O Reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, professor Randal Martins Pompeu, participa de 8 a 10 de maio do V Encontro Internacional de Reitores Universia, promovido pelo Banco Santander na cidade de Valência, na Espanha.
O evento tem como tema “Universidade e Sociedade” e reúne 700 líderes universitários de 14 países — entre os quais 100 brasileiros —, representando 14 milhões de estudantes de universidades da Europa, Estados Unidos, América Latina e Reino Unido.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, presidiu a abertura oficial do encontro, ao lado da presidente do Banco Santander e do Universia, Ana Botín, e do Reitor da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e presidente do Comitê do Encontro Internacional, Enrique Graue, além de autoridades da Espanha e de outros países, como Portugal, Uruguai e Argentina.
Do Ceará, apenas a Unifor se faz presente ao evento, cujos debates giram em torno de três eixos acadêmicos principais: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua, promoção do empreendedorismo e da inovação e redes e interconexão entre as universidades.
No contexto atual, em que o mundo enfrenta grandes desafios como a transformação digital, emergência climática ou desigualdade social, a universidade tem um enorme potencial como catalisador. Por isso, o V Encontro Internacional de Reitores tem como foco o papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável.
A sede do encontro é a Cidade das Artes e das Ciências, magnífico e inovador centro de divulgação científica e cultural composto por seis áreas localizadas à margem do rio Turia, em Valência.
Eixos acadêmicos
Com uma visão de futuro que permite desenvolver estratégias para melhorar o impacto do ensino superior na sociedade, foram definidos os seguintes eixos estratégicos:
Formação ao longo da vida: Concentra-se em novos modelos de aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades transversais e o papel da universidade na formação ao longo da vida.
Empreendedorismo e a inovação: Aborda o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia em resposta aos desafios sociais.
Redes e interconexão: Considera a mobilidade acadêmica, a ciência aberta e a cooperação universidade-empresa como veículos de promoção do desenvolvimento social e econômico.