Presidente da sigla
Chiquinho Feitosa diz que Republicanos será parte da base de Elmano e fará oposição a gestão Sarto
Por Redação IN Poder - Em 15/05/2023 às 8:17 PM
O presidente estadual do Republicanos, Chiquinho Feitosa, falou nesta segunda-feira, 15, sobre as pretensões do partido que dirige no Estado, especialmente para o pleito do próximo ano. Segundo o ex-senador, a sigla estará alinhada com o governo de Elmano de Freitas (PT) e com o ministro Camilo Santana (PT), e deve fazer oposição a Prefeitura de Fortaleza.
Grande líder e articulador, Chiquinho garantiu que as diretrizes do partido estarão em consonância com as ideias de Camilo, seu amigo pessoal com quem tem reuniões quase que semanais com o ministro em Brasília.
“O Republicanos é uma opção que está sendo posta dentro do grupo que compõe a base do governo Elmano. Queremos caminhar com essa candidatura a oposição a prefeitura de Fortaleza. E o Republicanos é um partido que está dentro desse contexto e poderá, junto com governo Elmano e o ministro Camilo, apresentar uma possibilidade de ser opção de alguém que venha do Republicanos. Estaremos alinhados em uma eventual disputa no ano que vem”, declarou Chiquinho. “Nossa caminhada é junto com o Camilo”, frisou.
Ex-suplente do senador Tasso Jereissati (PSDB), Chiquinho falou sobre sua relação com o atual presidente do PSDB no Ceará, cargo que ele mesmo era detentor no ano passado. Ele revela que após o acirramento político em 2022, não possui mais alguma relação com Tasso.
“Não temos nenhuma relação. Na verdade, esse embate político lamentavelmente nos afastou. Eu tenho todo respeito, consideração e apreço pelo senador Tasso. Reconheço o home público que ele é e representou, mas no momento nossa relação política é com o ministro Camilo”, ressaltou. As declarações foram dadas em entrevista a rádio Jovem Pan News Fortaleza.
Filiações
Chiquinho vai promover nesta sexta-feira, 19, evento do Republicanos na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) que deve marcar a filiação de prefeitos de municípios cearenses ao partido. Conforme o IN Poder noticiou em março, há expectativa de que aproximadamente 25 prefeitos do Ceará se filiem a sigla nesta sexta.
+ Chiquinho Feitosa articula vinda de prefeitos e prefeitas do Ceará para o Republicanos
Entre os possíveis nomes estão o prefeito de Mombaça, Orlando Filho; a prefeita de Beberibe, Michele Queiroz; o prefeito de Itaitinga, Marquinhos Tavares; e o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade.
O encontro deve contar com a presença do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e de outros nomes importantes da cena política nacional e local, como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o governador do Amazonas Wilson Miranda; do vice-presidente nacional do União Brasil, Antônio Eduardo Rueda. Além deles, integrarão a lista o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro da Educação Camilo Santana (PT).