culinária amazônica
Chef paraense participa do Menu Oficial da cerimônia de coroação do Rei Charles III
Por Viviane Ferreira - Em 17/05/2023 às 5:26 PM
O chef Saulo Jennings, do restaurante Casa do Saulo, foi o responsável por levar as delícias da culinária amazônica para um evento oficial de comemoração a coroação do Rei Charles III, na embaixada da Inglaterra, em Brasília.
Ele assinou o Menu Oficial da comemoração e fez com que autoridades e celebridades do mundo inteiro pudessem se render às explosões de sabores causadas pelo tucupi, geleia de açaí e o creme de cupuaçu. O famoso bolinho de piracuí e o arroz de pato no tucupi também não ficaram de fora, e muito menos deixaram a desejar no quesito aceitação dos convidados.
Saulo contou que o convite surgiu da própria Embaixada do Reino Unido. Segundo ele, entraram em contato com o governador Helder Barbalho pedindo o número de telefone do chef de cozinha.
“Eu fiquei naquela expectativa e assustado. Perguntei à ela [embaixadora] o porquê de eu ter sido escolhido, qual critério usaram e ela respondeu: você faz um trabalho que comunga com o que o rei pensa: a sustentabilidade da Amazônia. O meu trabalho chegou até o conhecimento do rei. Sei que é um privilégio, que não é só meu, mas para toda a minha região, para todo o Pará, toda a Amazônia, todo o Brasil”, disse o chef de cozinha ao O Liberal.
Há 70 anos, a rainha Elizabeth II, mãe do atual Rei Charles III, foi coroada como monarca em uma cerimônia histórica. Desde então, segundo Saulo, não houve a oportunidade de criar um cardápio original para um evento real.
Para chegar ao menu, ele trocou mensagens com a assessoria da Embaixada do Reino Unido e a cúpula do rei, que queriam, à princípio, uma fusão de comida inglesa com comida amazônida. Foi então que o chef de cozinha decidiu usar o pato, muito presente na culinária inglesa, para fazer a ave no tucupi.
Além das delícias já mencionadas, o chef também levou outras iguarias para o evento, incluindo o bolinho de piracuí, que como já publicamos aqui no Pará Terra Boa já havia sido servido no jantar de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a geleia de cupuaçu levemente apimentada e os dadinhos de tapioca.
O prato principal escolhido foi a Feijoqueca, uma releitura da feijoada com moqueca, mas com um toque das regiões Norte e Nordeste. Essa iguaria é feita com feijão fradinho de Santarém, peixe, camarão, jambu e comari, uma pimenta aromática.
Durante o jantar de coroação, o chef Saulo montou a Feijoqueca ao vivo e um dos momentos mais especiais foi quando conseguiu servi-la em cuia, uma tradição da nossa cultura.