TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Ricardo Cavalcante destaca o potencial do H²V no Ceará durante sessão na Alece
Por Marcelo - Em 26/05/2023 às 7:49 PM
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou nesta sexta-feira (26), da audiência pública realIzada na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que teve como tema central a produção de Hidrogênio Verde (H²V) no Complexo do Pecém. Grandes players nacionais e internacionais estão interessados em investir na produção de energias renováveis – eólica e solar -, bem como o próprio H²V.
Cavalcante reforçou o seu entusiasmo sobre o tema em questão. “O nosso Estado é o melhor lugar do planeta para a produção de Hidrogênio Verde”, disse. Em pouco mais de 40 minutos, ele citou números que justificam a aposta no novo tipo de combustível. “Em 1850, o mundo emitia 197 milhões de toneladas de Dióxido de Carbono (CO²). Em 2020, essa quantidade superou as 34 bilhões de toneladas”, compara.
Ele citou ainda a articulação realizada pela FIEC junto ao Governo do Ceará, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Complexo do Pecém para a instalação do Hub de Hidrogênio Verde no Estado. “O Ceará tem, hoje, 30 memorandos de entendimento de Hidrogênio Verde, dos quais, seis foram assinados já no governo Elmano de Freitas. Com isso, acredito que o Ceará e o Nordeste podem ser os grandes fomentadores de descarbonização do planeta”, ressalta Ricardo Cavalcante.
Vale lembrar que somente oito dos MoUs assinados, com empresas do Brasil e exterior, representam investimentos da ordem de US$ 29,7 bilhões. O superintendente do Sesi Ceará e diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, reforçou a frente de serviços da FIEC. “Nós vamos inaugurar o Centro de Excelência de Transição Energética com esses grandes players mundiais que vão precisar de mão de obra qualificada, nos próximos anos. E nós estamos oferecendo essa importante capacitação profissional em nossas unidades”, destaca.
A audiência liderada pelo presidente da Alece, Evandro Leitão, contou com a presença de várias autoridades, como o presidente da Comissão de Hidrogênio Verde no Senado Federal, senador Cid Gomes; a senadora Augusta Brito; o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho; o diretor-presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo; o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para a iniciativa privada, Jorge Arbache; o chefe da Coordenadoria Especial de Programas Integrados da Prefeitura de Fortaleza, Eudoro Santana e o presidente da Comissão de Hidrogênio Verde da OAB-CE, José Amaury Gomes.
Também participaram da cerimônia, o secretário Executivo da SDE, Joaquim Rolim; a secretária de Relações Internacionais do Governo do Ceará, Roseane Medeiros; o presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Gardel Rolim; o diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, líder do Observatório da Indústria e presidente do Simec, Sampaio Filho; o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, e outras autoridades.