Vai ficar?

Evandro Leitão diz que quer permanecer no PDT, mas cobra mais diálogo do partido com os filiados

Por Redação IN Poder - Em 04/06/2023 às 7:21 PM

3d7ba882 761f 48c3 A4c8 9c092e514e58

Foto: Douglas Filho / Portal IN

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), garantiu que quer permanecer filiado ao PDT. Especulado nos bastidores como possível dissidente para concorrer à Prefeitura de Fortaleza em 2024 por outra sigla, o pedetista declarou que pretende continuar, mas acredita que direção partidária precisa dialogar mais com os filiados.

Isto porque o parlamentar considera haver um vácuo sobre a posição do PDT com relação ao governo Elmano de Freitas (PT), e tal ausência de posicionamento possibilita muitas interpretações. As declarações foram dadas com exclusividade ao programa IN Connection, apresentado por Pompeu Vasconcelos e veiculado aos sábados, às 11h30min, na Band Ceará.

“A minha intenção é continuar no meu partido, o PDT. Esse foi meu único partido, desde que entrei na política, em 2009. De lá pra cá são 14 anos e gostaria de permanecer. Mas o diálogo nunca é demais. E eu vejo hoje uma ausência de diálogo, hoje nosso partido precisa dialogar mais. Ouvir quem está na ponta, ouvir os deputados”, afirmou Evandro.

“Não pode um partido como o PDT, estando no sexto mês desse ano, não ter uma deliberação sobre o comportamento do governo Elmano. Seja a favor, contra ou independente. Mas tem que deliberar. Não pode é ficar no silêncio, dar o silêncio como resposta e cada um seguir a sua maneira. Eu vejo que isso é um equívoco do nosso partido. O PDT deveria deliberar.”

O presidente da Alece, contudo, ressalta que sua crítica se dá para que uma opinião coletiva e partidária possa ser construída, não havendo – conforme garante – intenção de “estar abrindo algum tipo de divergência” entre os demais filiados.

“Estou no meu papel de provocar o partido de nós dialogarmos. Porque tenho a convicção que esse é o melhor caminho”, finalizou.

Prefeitura de Fortaleza

Apontado como o nome conciliador para disputar o Paço Municipal em 2024 – até mesmo por políticos conservadores e de direita -, Evandro disse que fica “envaidecido” por ter seu nome lembrado. Ele lembra, entretanto, que ainda resta muito tempo para que o período eleitoral se inicie, não podendo haver antecipação.

Apesar de já ter manifestado o desejo de concorrer à prefeitura, o parlamentar garante que não está obcecado pelo posto. Caso venha a ter candidatura pelo executivo municipal, isso será fruto do trabalho que desempenhou durante seus 14 anos de vida pública. “A política você tem que criar relações e ter a confiança das pessoas através das suas atitudes e ações. Ao longo dos 14 anos que estou na vida pública partidária, tenho procurado agir com lealdade, com comportamento retilíneo naquilo que eu vejo que é justo, que é o correto”, comentou.

“Não sou um homem obcecado. Peço a Deus todos os dias para que eu não seja assim. Sou um homem obstinado, que trabalha e respeita muito os pares, independentemente de estarem ou não no mesmo campo que eu.”

Confira a entrevista na íntegra: 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder