NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM
EZZE tem produto customizado para movimentar cargas entre portos do Brasil
Por Marcelo Cabral - Em 05/06/2023 às 11:12 AM
O Brasil possui cerca de 8,5 mil quilômetros de litoral, quando são incluídas as áreas que integram suas várias baías existentes de Norte a Sul do País, o que possibilita uma forte operação de cabotagem, movimentação de cargas entre os portos brasileiros. Atenta a esse grande mercado, a EZZE Seguros oferece um produto customizado, voltado a este setor, mas já estuda novas possibilidades, como a opção de oferecer seguro de Transportes de Cargas para a navegação de longo curso, com destino a portos de outros países.
De acordo com Paulo Alves, diretor de Seguro Transporte da EZZE, é um serviço que vem crescendo a cada ano. “O Seguro de Transporte de Cabotagem está inserido nas apólices de transporte nacional, cuja cobertura ampara todos os riscos de perdas e danos de causa externa durante o transporte. As coberturas não fazem distinção pelo tipo de carga, mas podem sofrer variações entre carga seca, carga projeto, carga em contêiner, carga sobre controle de temperatura e outras variações”, afirma.
Ele ressalta que as coberturas contra riscos de perdas e/ou danos de causa externa – que incluem avarias, acidentes, roubos, entre outras situações que podem ocorrer durante o trajeto, são as mais procuradas atualmente. E que a cobertura de Seguro de Transporte Nacional do Embarcador funciona para todos os modos de transporte. As viagens no modo aquaviário abrangem todas as rotas utilizadas por navios ou meios de transportes, tanto pelos mares, como por rios que cortam o País.
O executivo destaca que o transporte de cabotagem movimentou cerca de 264 milhões de toneladas em 2022, segundo publicação da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e vem crescendo a uma taxa anual de 6% nos últimos cinco anos. Os Seguros de Transportes EZZE abrangem todo o território brasileiro, sem distinção de regiões, possuindo coberturas abrangentes e sob medida para cada caso.
Ao ser perguntado se existe a possibilidade de a seguradora disponibilizar produtos para a navegação de longo curso, com portos de outros países, ele revelou. “Estamos preparando um grande plano de negócio para reposicionar nosso portfólio, o qual inclui alavancar oportunidades de seguros no Transporte de Carga Internacional (importação e exportação). Novidades em breve”, salienta.
Sobre o Projeto BR do Mar, ele lembra que vem para alavancar ainda mais o serviço de transportes pelo modo de cabotagem e reforçará toda operação que necessita ser transferida ou escoada para diferentes setores da economia. “Transporte de bauxita minerada para indústria de alumínio, eletrônicos, veículos (duas rodas), celulose, bobinas de aço, entre outros, e poderá contribuir na diminuição do frete e, consequentemente, no preço das mercadorias”, completa Paulo Alves.