DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Beach Park e Pordunas realizam Jornada Sustentável com inúmeras atividades
Por Marcelo - Em 05/06/2023 às 2:48 PM
O Beach Park e a Associação Pordunas realizam sua Jornada Sustentável – Edição Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5). O evento tem o objetivo de promover a conscientização ambiental nos participantes, trabalhando com o tema do descarte indevido dos resíduos nas praias, rios, oceanos e arredores do bairro Porto das Dunas, bem como seus impactos à biodiversidade.
Na programação da Jornada, estão previstos treinamento sobre mares e rios limpos e seguros com pescadores da Colônia Z-09 hoje, e, na manhã desta terça-feira, uma ação de limpeza do bairro Porto das Dunas e da praia, entre a foz do Rio Pacoti e Scopa Beach, com a participação de voluntários e apoio da Prefeitura de Aquiraz, Capitania dos Portos do Ceará, operadora de mergulho Mar do Ceará, Solar Coca-Cola e Hantaro.
O último dia da Jornada Sustentável (7) será pautado pela troca de experiências na área da sustentabilidade entre grandes empresas e ONGs. A programação inicia às 14 horas, na Vila Azul do Mar, com apresentação para autoridades, convidados e imprensa do painel ‘Empresas e as melhores práticas em ESG’ – mediado pela empresária Ticiana Rolim e representantes das empresas Solar Coca-Cola, Cimento Apodi e Qair Brasil.
Em seguida, será realizado painel com o tema ‘Conservação da Biodiversidade’, mediado pelo biólogo, professor e doutor em Ecologia, Hugo Fernandes, com a participação da ativista Amanda Costa, jovem conselheira do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e das ONGs Associação Caatinga, Aquasis e Instituto Pró-Silvestre. A Jornada Sustentável será encerrada com a palestra magna ‘O que as empresas podem fazer pelos ODS?’, proferida pela representante do Pacto Global da ONU, Tatiana Araújo.
“Planejamos a Jornada Sustentável – Dia Mundial do Meio Ambiente adotando as premissas estabelecidas pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Para isso, almejamos nos tornar também um evento ‘lixo zero’, onde o foco está na geração zero ou mínima de resíduos, reciclando os mesmos para evitar os aterros sanitários”, esclarece Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.