Festejo Junino
Governo do Estado da Bahia apoia mais de 280 municípios no São João e anuncia grandes atrações de festa em Salvador
Por Viviane Ferreira - Em 07/06/2023 às 12:01 PM
Com uma ampla programação para garantir a animação dos festejos juninos, na capital e no interior, o São João da Bahia foi apresentado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Parque de Exposições, na terça-feira (6). O investimento é superior a R$ 100 milhões.
Durante os festejos juninos, mais de 280 municípios baianos serão apoiados pelo Governo do Estado, para a realização da festa. Em Salvador, mantendo a tradição, serão promovidos shows no Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe.
No Parque de Exposições, a festa acontece de 22 a 24 de junho e de 30 de junho a 2 julho. No local, serão disponibilizados pontos de coleta do programa Bahia Sem Fome, para arrecadação de alimentos não perecíveis.
No Pelourinho, a programação será realizada no período de 22 a 25 de junho, com atrações diárias que vão movimentar os largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água, Pedro Archanjo, além do Largo do Pelourinho. O evento ocupará també
m o Terreiro de Jesus, que receberá, diariamente, grandes atrações juninas. Em Paripe, a população do subúrbio contará com shows especiais, nos dias 23 e 24 de junho. Em Periperi, o Campeonato de Quadrilhas Juninas animará o público, de 8 a 11 de junho.
“Nós temos um grande objetivo, que é o fortalecimento da cultura do São João, e esperamos que este ano as festas sejam ainda mais arrojadas do que no ano passado. É um período em que se aquece diversos setores da economia, como comércio e turismo, e gera emprego e renda. E o Governo do Estado está investindo pesado, aplicando mais de R$ 100 milhões”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues durante coletiva à imprensa.
Diversos artistas e bandas farão a festa na capital. Nomes como Tarcísio do Acordeon, Del Feliz, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Flávio José, Wesley Safadão, Thiago Aquino, Xand Avião, Simone Mendes e a dupla Jorge e Mateus são algumas das atrações garantidas na programação promovida pelo Governo, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), em diferentes pontos da cidade.
As celebrações juninas irão se estender no Parque de Exposições, que será palco para mais shows, no final de semana do 2 de Julho, Dia da Independência da Bahia. Na ocasião, irão se apresentar artistas como Zé Neto e Cristiano, João Gomes, Solange Almeida, Leo Santana, Daniela Mercury e Bell Marques.
Del Feliz, veterano das festas de São João na Bahia, e que também está na grade de atrações, considera que a Bahia faz o melhor e o maior São João. “Nossa festa é mais completa, mais viável e mais potente economicamente. Essa visão do governador de difundir a festa para o mundo e também o cuidado com os grandes representantes da nossa cultura é muito importante”, disse o cantor e compositor.
As festas populares também são celebradas em concertos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Pelo sétimo ano consecutivo, a Osba realizará o seu projeto São João Sinfônico, no dia 8 de junho, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A apresentação terá o título de “O Xote das Meninas”, com um repertório formado, exclusivamente, por músicas juninas feitas por compositoras com regência do maestro Carlos Prazeres.
Entre os dias 6 de junho e 2 de julho, sempre de sexta a domingo, será realizado o projeto Arraiá da Ceasinha. O evento, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (setur), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), acontece na Ceasa do Rio Vermelho, conhecida como Ceasinha, para atrair visitantes e fortalecer o equipamento comercial como ponto turístico da capital, no âmbito do segmento do Turismo Cultural Gastronômico.