BLOOMBERG PHILANTHROPIES
Fortaleza condecorada com o Selo Ouro do programa ‘What Works Cities’ 2023
Por Marcelo - Em 21/06/2023 às 11:40 AM
Fortaleza foi agraciada, nesta quarta-feira (21), com o Selo Ouro no programa ‘What Works Cities’ 2023, concedido pela Bloomberg Philanthropies. A capital cearense está entre as cinco primeiras cidades da América Latina a receber a certificação e é a primeira cidade brasileira condecorada com o Selo Ouro, que marca o avanço de políticas públicas baseadas em dados para melhorar serviços, distribuição de recursos e eficiência governamental.
A certificação ‘What Works Cities’ define o padrão de excelência para governos locais bem administrados e orientados por dados. Desde sua criação em 2017, 62 cidades obtiveram a honraria. O programa tem por objetivo ajudar governos municipais no uso de dados para a superação de desafios e o desenvolvimento de políticas públicas urbanas para beneficiar seus residentes.
Com abordagem baseada no uso de dados, a Prefeitura de Fortaleza, nos últimos anos, reduziu o número de mortes no trânsito e os índices de evasão escolar; digitalizou o processo de licenciamento de obras; estabeleceu uma política de monitoramento da qualidade, do ar e lançou o Nina, aplicativo para rastrear o assédio sexual no transporte público.
Rochelle Haynes, diretora-geral do ‘What Works Cities’, disse que a certificação é mais do que o reconhecimento de boas políticas públicas, mas um selo de que a cidade está comprometida em melhorar a qualidade de vida de seus residentes. “Ao obter a certificação, Fortaleza demonstra que é um dos governos locais mais bem administrados e orientados por dados nas Américas. Todo o time de Fortaleza deve estar extremamente orgulhoso. A certificação é mais do que apenas um reconhecimento, pois quando as cidades conseguem usar bem os dados, elas são capazes de resolver problemas, prestar serviços de forma mais equitativa e melhorar a vida dos residentes”, destaca Haynes.
O prefeito José Sarto comemorou o Selo Ouro concedido a Fortaleza e atribui o reconhecimento a um esforço conjunto das equipes para qualificar a prestação de serviços públicos. “Com muito orgulho, somos a primeira cidade do País a receber a certificação ouro. Com isso, a Bloomberg Philanthropies reconhece o nosso compromisso com políticas públicas baseadas em dados para melhorar serviços, investir recursos e alcançar eficiência governamental. Nossas equipes estão empenhadas e engajadas nesse propósito, que nos permite alcançar melhores resultados e mais qualidade de vida para os nossos moradores”, afirma o gestor municipal.
Referendada
Segundo Elis Teixeira, diretora do Observatório de Fortaleza, a certificação realizada pela ‘What Works Cities’ é referendada por um comitê, que atesta os avanços significativos da capital no bom uso da ciência de dados. “Este é o padrão de excelência do programa ‘What Works Cities’, a revisão da nossa submissão foi realizada por uma comissão formada por líderes mundiais e o rigor na análise das evidências que apresentamos nos enche de orgulho, porque constatamos interna e externamente que somos uma gestão técnica, que avançamos na direção referendada por especialistas, e que estamos conscientes dos degraus que devemos subir para nos tornarmos ainda mais excelentes no uso de dados, o que nos permite ter uma visão estratégica para toda a cidade”, celebra.
Ela ressltou, ainda, que a certificação se traduz em benefícios para os residentes da cidade. “Fortaleza está se tornando uma cidade alinhada com o seu planejamento estratégico de longo prazo, o Fortaleza 2040, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com a Nova Agenda Urbana e com as políticas públicas mais atuais e que promovem equidade em todos os domínios“, completa Elis Teixeira. Além de Fortaleza, Buenos Aires, também recebeu o selo ouro da certificação na América do Sul. E outras cinco cidades também foram reconhecidas pelo programa na modalidade prata: Mogi das Cruzes, Córdoba, Montevidéu, Carlsbad e Charleston.