Assembleia Legislativa
Alece rejeita requerimento contra Ivo Gomes após falas sobre igrejas
Por Redação IN Poder - Em 28/06/2023 às 7:12 PM
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) rejeitou o requerimento de autoria do deputado estadual Alcides Fernandes (PL) que exigia uma nota de repúdio à fala do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT). Na ocasião, o gestor havia dito que “a igreja é um dos grandes males da humanidade”, declaração que foi mal vista pela bancada religiosa da Casa.
Os debates sobre o tema duraram mais de uma hora e teve como resultado 21 votos contrários e apenas 10 favoráveis, além de uma abstenção. Alcides, autor do requerimento, chegou a aceitar o pedido de alguns colegas para que “repúdio” fosse modificado para “retratação”. A movimentação visou a aprovação da matéria, mas – ainda assim – ela foi rejeitada.
Defendendo seu irmão, a deputada Lia Gomes (PDT) afirmou que a fala de Ivo foi tirada de contexto para prejudicá-lo. Já Guilherme Sampaio (PT) considerou que “há uma manipulação do debate religioso para interesses políticos”.
Por sua vez, Dra. Silvana pontuou que se a Alece rejeitasse o requerimento estaria concordando com as falas de Ivo contra as igrejas. “Como é que um gestor diz que a Igreja é um mal para a humanidade? A Igreja do Senhor Jesus é pura e imaculada. Não podemos deixar que essa Casa feche os olhos para um pronunciamento que foi claro. Ninguém pode defender o indefensável”, declarou. A parlamentar também ressaltou que a temática é muito “cara” para ela. “Eu posso até não ser uma pessoa justa, mas eu persigo a Justiça”.
Confira como os deputados votaram:
Foram contrários: Osmar Baquit (PDT), Agenor Neto (MDB), Cláudio Pinho (PDT), De Assis Diniz (PT), Guilherme Bismarck (PDT), Missias Dias (PT), Nizo Costa (PT), Renato Roseno (PSOL), Romeu Aldigueri (PDT), Simão Pedro (PSD), Guilherme Sampaio, Jô Farias (PT), Leonardo Pinheiro (PP), Lia Gomes (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Júlio César Filho (PT), Lucinildo Frota (PMN), Jeová Mota (PDT), Antônio Granja (PDT), Larissa Gaspar (PT) e Alysson Aguiar (PCdoB).
Foram favoráveis: Oscar Rodrigues (União Brasil), Emilia Pessoa (PSDB), Alcides Fernandes, Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), Carmelo Neto (PL), Dra Silvana, Felipe Mota (União Brasil), Fernando Hugo (PSD), David Durand (Republicanos) e Sargento Reginauro (União Brasil).
A única abstenção foi do deputado Danniel Oliveira (MDB), que também estava presente no plenário da Alece.