Crise no PDT

‘Querem criar um fato político para saírem do PDT sem perder o mandato’, diz Cláudio Pinho sobre cidistas

Por Redação IN Poder - Em 05/07/2023 às 5:33 PM

Nia3qkue1oszadm0ozwpbwclmkbs60ysjhupsrh0

Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa do Ceará

Mais alinhado com o grupo liderado pelo ex-ministro Ciro Gomes e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ambos do PDT, o deputado estadual Cláudio Pinho (PDT) disse que a movimentação dos pedetistas que querem Cid Gomes (PDT) como o próximo presidente estadual do partido ocorre para que eles consigam deixar a sigla sem perder o mandato.

Segundo o parlamentar, os “cidistas” – como são chamados os apoiadores de Cid – estão buscando um “fato político” e, desta forma, deixar a legenda trabalhista sem que haja ônus em seus mandatos. Isto porque não há janela partidária para deputados federais e estaduais, e caso decidam deixar as siglas pelas quais estão filiados, os parlamentares perderiam o direito de exercer suas funções no parlamento, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Eles já falam em sair do partido, ‘conseguir a carta’, mas querem respeito à convocação do diretório. O engraçado é que muitas pessoas que assinaram essa convocação do diretório, que estão querendo isso, pedindo respeito à decisão do diretório, na eleição (de 2022), o diretório se reuniu, teve votação, o partido definiu um candidato (Roberto Cláudio), teve convenção estadual e essas pessoas estavam em outro palanque (de Elmano)”, pontuou.

“(…) tem pessoas que estão nesse grupo que querem criar o fato para poder é se libertar do PDT e ingressar no PT ou em outro partido da base aliada sem nenhuma punição, sem a perda do mandato. Essa é a realidade que deve ser dita e eu sou transparente”, finalizou. As declarações foram dadas ao jornal O Povo.

Mais notícias

Ver tudo de Sem categoria