Threads

Meta lança aplicativo para concorrer com Twitter

Por Viviane Ferreira - Em 06/07/2023 às 8:22 AM

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A Meta – empresa de Mark Zuckerberg que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp – lançou na noite desta quarta-feira (5) uma nova rede social, Threads, para concorrer com o Twitter, de Elon Musk.

O aplicativo se apresenta como uma plataforma de conversas “onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã”.

É possível acessar a plataforma com o login do Instagram, mantendo o mesmo nome de usuário.

O aplicativo se parece muito com o Twitter, tanto nas funções disponíveis – com botões para compartilhar, comentar e curtir conteúdos – como na interface.

Como o Threads funciona?

Na nova plataforma, as postagens são chamadas de “threads” e podem ter apenas texto ou também vídeos e fotos. Os usuários poderão curtir, comentar, repostar e compartilhar as publicações.

A página inicial do perfil pessoal, por exemplo, contará com duas colunas: “threads” e “respostas”. Será possível escolher quem poderá responder aos posts publicados.

Diferentemente do Twitter, que faz uma divisão, trazendo as colunas “Para você”, que apresenta posts recomendados de acordo com o perfil e as interações de cada usuário, e a aba “Seguindo”, com publicações de perfis seguidos pelo usuário, o Threads tem um único feed, mas é possível escolher quais perfis aparecem primeiro.

Como o novo aplicativo da Meta está ligado ao Instagram, será possível acessá-lo com o login e senha da rede existente, assim como sincronizar os contatos entre as duas plataformas.

Como baixar o Threads?

O Threads será lançado para dispositivos com sistema iOS e Android. Para baixar o aplicativo, basta acessar a App Store (para dispositivos iOS) ou a Play Store (para sistema Android) e seguir esses passos:

digitar “Threads” no campo de busca;
clicar no ícone do aplicativo (semelhante a um “@”) na lista de sugeridos;
clicar em “Instalar” ou “Obter” e aguardar a instalação do app no dispositivo.
As mudanças de Musk no Twitter
Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões em outubro do ano passado, mas o valor da plataforma despencou desde então, depois do êxodo de anunciantes em meio a cortes de boa parte dos funcionários e controvérsias sobre moderação de conteúdo.

Matt Navarra, consultor de mídia social que trabalhou com Meta, Google e Pinterest, disse à Reuters que o momento é oportuno para a Meta dar esse “golpe” no Twitter, já que meses de decisões caóticas de Musk perturbaram a rede social.

O aplicativo também se beneficia do fracasso de outros possíveis concorrentes do Twitter. Embora várias plataformas novas e crescentes, como Mastodon, Post e T2, tenham tentado atrair os usuários do Twitter, todos permaneceram relativamente pequenos até agora.

O Bluesky, um novo aplicativo apoiado pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey, lançou sua versão beta apenas para convidados em fevereiro e, imediatamente, os usuários do Twitter começaram a pedir por códigos de acesso. O site diz que tem 50 mil usuários atualmente.

Fonte – CNN

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