Sustentabilidade
Jornada Sustentável do Beach Park e Pordunas obtém certificação de evento “Lixo Zero”
Por Viviane Ferreira - Em 07/07/2023 às 1:36 PM
A Jornada Sustentável – Dia Mundial do Meio Ambiente, evento realizado pelo Beach Park e Associação Pordunas de 5 a 7/6 em Aquiraz/CE, recebeu a Certificação Lixo Zero com 91% de desvio aterro (quando os resíduos gerados pelo evento foram reciclados ao invés de enviados para aterro sanitário) e nota C em boas práticas do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). É o primeiro evento sustentável lixo zero certificado no Beach Park e o quinto no Ceará.
A Jornada teve na sua programação atividades como limpeza de litoral, treinamento de pescadores e painéis para troca de experiências entre empresas e ONGs para discutir as melhores práticas de ESG, conservação da biodiversidade e implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
O processo de verificação do evento foi realizado via auditoria remota, respeitando a metodologia baseada nos conceitos Lixo Zero, estabelecidos pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) por meio do ILZB.
“A auditoria avaliou como a hierarquia Lixo Zero foi aplicada na Jornada Sustentável, com base nos documentos enviados, valorizando ações que seguiram critérios como redesign, redução e reuso, compostagem, reciclagem, logística reversa, políticas lixo zero, inovação e controle e monitoramento. Ficamos muito satisfeitos com a obtenção da certificação lixo zero para eventos sustentáveis, sendo a Jornada nosso primeiro evento lixo zero do Grupo Beach Park e o quinto evento certificado o Ceará”, explica Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.
PARQUE AQUÁTICO
O Aqua Park, considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2023), teve a Certificação Lixo Zero renovada para o período 2023/2024 pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). O documento objetiva atestar a eficiência das ações de gestão de resíduos sólidos de marcas e empresas, sob as premissas estabelecidas pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero).
O reconhecimento ao Beach Park se deve pela gestão eficiente e a destinação correta de 97% dos resíduos gerados durante o processo de operação do parque, evitando o direcionamento das sobras de materiais, como metal, plástico, vidro, coco seco, orgânicos, lâmpadas, restos de material de construção civil e palha – para aterros e incinerações.
A certificação também inclui um índice de boas práticas (ações sociais) referente a uma pontuação baseada no check list da auditoria e boas práticas da empresa, classificada atualmente no nível “A”, a mais alta.
“A certificação do Instituto Lixo Zero Brasil tem reconhecimento internacional e está alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando incentivar as empresas a incluírem a agenda da Sustentabilidade na sua estratégia organizacional. O Aqua Park se adequou ao longo dos anos para conseguir o máximo de aproveitamento e correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos, com a redução quase completa desses materiais, evitando o envio para aterros sanitários ou para incineração. Além de receber a atual Certificação Lixo Zero, o Beach Park já é certificado na ISO 14.001:2015, de gestão ambiental”, explica Raissa Bisol.
Em fevereiro de 2022, o Beach Park foi novamente certificado pela ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental, como resultado da auditoria realizada pela TÜV NORD CERT GmgH, organismo alemão de certificação. A ISO 14001 é uma certificação internacional que visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental em empresas de todo o mundo e norma adotada por grandes empresas que têm o compromisso de ampliar os negócios, reduzindo o impacto ambiental.
Entre os parques aquáticos, o Aqua Park do Beach Park é o único no Brasil que é certificado pela ISO 14001 porque atende a todas as exigências ambientais internacionais de responsabilidade com a Natureza. A primeira certificação do complexo aconteceu em 2016 e, a cada três anos, é realizado um novo ciclo de auditoria e emitido um novo certificado caso a organização mantenha todos os requisitos exigidos pela norma ISO.