DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Sistema Fecomércio Ceará e Cieds lançam o Baião Social e beneficiam 250 OSCs
Por Marcelo - Em 26/07/2023 às 8:16 PM
Reconhecendo as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) como importantes agentes de transformação na sociedade e com papel fundamental na promoção da justiça social, da igualdade, da democracia e dos direitos humanos, o Sistema Fecomércio Ceará lança edital visando ao fortalecimento das OSCs de Fortaleza cadastradas em projetos desenvolvidos pelo Sesc e pelo Senac. O Baião Social, desenvolvido em parceria técnica com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), vai selecionar e apoiar 250 dessas organizações.
O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (26), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), reunindo mais de 1.500 representantes de OSCs, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; além de gestores do Sistema, como o 2º-vice-presidente Luiz Fernando Bittencourt e autoridades políticas. As inscrições para participar do Baião Social estão abertas até 11 de agosto, por meio do formulário online. O resultado da seleção vai ser divulgado no dia 4 de setembro nas redes sociais e nos sites do Sistema Fecomércio e CIEDS.
As organizações selecionadas vão participar de um programa de formação em desenvolvimento institucional, ofertado gratuitamente e por plataforma online. O objetivo é fortalecer uma rede de OSCs e potencializar a capacidade de impacto coletivo e sustentabilidade dessas, a partir do fomento de parcerias, além do desenvolvimento de capacidades de gestão que otimizem recursos locais e articulem ações coletivas e intersetoriais com foco no desenvolvimento social, econômico e cultural do Ceará.
Terceiro Setor
No País, as OSCs respondem por 4,27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais de 4,7 milhões de empregos, de acordo com o estudo ‘A importância do Terceiro Setor para o PIB no Brasil e em suas regiões’, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Já em pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no final de 2020, a falta de apoiadores financeiros é apontada como dificuldade para 41% dessas organizações. Outros fatores que chamam a atenção são a carência em doação de materiais e equipamentos, que afeta 13% delas, e a baixa adesão de voluntários, impactando 11%.
Luiz Gastão destacou o trabalho desenvolvido pelas lideranças comunitárias e organizações sociais, que enfrentam diversos desafios para melhorar a vida das pessoas e servir ao próximo. Citou como exemplo o Amigos do Prato, criado há mais de 20 anos e que deu origem ao Mesa Brasil Sesc, atuante no combate à insegurança alimentar e alicerçado no trabalho junto às comunidades. Por meio do Senac, as organizações beneficiadas pelo Mesa Brasil estão qualificando a população para gerar emprego e renda. “Essa plena integração entre Sesc e Senac, essa mistura representa o Baião Social. A nossa missão, junto com o governador Elmano, é trabalhar para que o nosso Estado seja cada vez mais justo, solidário e sem fome”, disse o presidente do Sistema Fecomércio.
“Toda iniciativa em prol da população cearense tem o apoio do Governo, porque compartilhamos do mesmo objetivo: fortalecer nosso Estado por meio do desenvolvimento social. Por isso, contamos e agradecemos a parceria com o Sistema Fecomércio, especialmente no Pacto por um Ceará sem Fome”, afirmou Jade Romero, que representou o governador Elmano de Freitas no evento.