aberto ao público
Instituto Myra Eliane amplia horário de visitação ao Memorial Edson Queiroz e destaca últimos dias da mostra “Presidentes”
Por Viviane Ferreira - Em 02/08/2023 às 10:26 AM
O Instituto Myra Eliane, entidade sem fins lucrativos com foco na promoção da educação e cultura, ampliou o horário de funcionamento do Memorial Edson Queiroz, equipamento cultural do instituto localizado na cidade de Cascavel (CE), Região Metropolitana de Fortaleza. A partir de agosto, o Memorial estará aberto ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados e domingos, das 8h às 14h.
Desse modo, as pessoas terão mais tempo para conferir as atividades fixas e periódicas, como a exposição “Presidentes”, realizada pelo Instituto Myra Eliane em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF). A mostra está em cartaz até 16 de agosto.
“Estender o tempo de abertura ao público é mais um passo nesse nosso objetivo de promover o acesso gratuito da população à arte e à cultura, como meio de contribuir com a cidadania. Então, convido a todos para visitar ou revisitar o Memorial e, em especial a atração em cartaz que é a exposição ‘Presidentes’, muito importante sob o olhar fotográfico e histórico”, afirma Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.
“Presidentes” sob novos olhares
Em exibição até 16 de agosto, a exposição “Presidentes” reúne cerca de 50 fotografias que retratam a vida pública e privada de ex-presidentes brasileiros, como Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Jânio Quadros, João Figueiredo e outros, capturadas pelas lentes de fotógrafos como Jean Manzon, Orlando Brito e Luiz Carlos Barreto. Além de lançar luzes sobre o período de cada governo, a mostra também levanta reflexões, como: “É possível ter vida privada sendo a principal figura de um país?”, discutindo a importância do fotógrafo na construção de imagem de uma pessoa pública. As obras fazem parte da Coleção Paula e Silvio Frota e a exposição tem curadoria do MFF.
“Presidentes” marca a chegada do Museu da Fotografia Fortaleza à cidade de Cascavel e faz parte da política de promover o acesso à arte da fotografia. “Mais do que divulgar a fotografia, a nossa missão é sair da sede e levar o museu para outros espaços, partilhar conhecimento e promover formação para os jovens”, afirma Silvio Frota, diretor e idealizador do MFF.