Senador cearense
Assembleia Legislativa aprova moção de repúdio contra Eduardo Girão após apoio a fala de Zema
Por Redação IN Poder - Em 09/08/2023 às 2:57 PM
Uma moção de reconsideração ao senador Eduardo Girão (Novo) foi aprovada em plenário na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta quarta-feira, 9. Apresentada pelo líder do governo Elmano de Freitas (PT) na Casa, o deputado Romeu Aldigueri (PDT), a proposta foi aprovada por pelo menos 24 parlamentares.
A moção ocorre após Girão – senador cearense – ter declarado apoio as falas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), incentivando divisões regionais, tendo comparado – inclusive – o Nordeste a “vaquinhas que produzem pouco”. Apesar da aprovação, não é comum que a Alece aprove moções de repúdio a deputados ou senadores cearenses.
Conforme o requerimento apresentado, o parlamento Alece deve manifestar “repúdio à postura do senador Eduardo Girão, que endossa uma fala infeliz, veladamente preconceituosa e separatista do Governador Zema, que, no último dia 05 de agosto, proferiu, em entrevista, um discurso que fomenta a segregação e a divisão da essencial unidade federativa, sendo completamente insensível à história de abandono de políticas públicas e sociais em desfavor do povo nordestino, ainda hoje maltratado e vítima de xenofobia”.
Votaram contra a manifestação de reconsideração contra Girão os deputados Sgt. Reginauro, Oscar Rodrigues, Pr. Alcides Fernandes, Dra. Silvana, Emília Pessoa e Carmelo Neto.