Transparência
Fortaleza é 1ª colocada no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal
Por Redação - Em 16/08/2023 às 4:46 PM
Fortaleza acaba de ser anunciada como uma das cidades premiadas com o troféu “Qualidade da informação contábil e fiscal – 2023”, conferido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Com pontuação 100%, a capital cearense conquistou o primeiro lugar do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que avalia e classifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações prestadas pelos entes federativos por meio do Siconfi.
A premiação reconhece os três entes com as melhors pontuações. Fortaleza foi premiada na categoria “Capitais de Estados” e ficou à frente de Vitória (ES), que teve 99,87% de pontuação, e de Belo Horizonte (MG), com pontuação 98,13%. O prêmio conta ainda com as categorias Estados/Distrito Federalm Municípios com mais de 100.000 habitantes que não sejam capitais de estados e Municípios co até 100.000 habitantes.
A premiação, além de trazer confiabilidade nas informações contábeis e fiscais do Município, dá a Fortaleza uma melhor avaliação na nota referente a Capacidade de Pagamento (Capag), o que representa maior competência para adquirir recursos. “Com esse resultado, o município passa a ter mais credibilidade na captação de recursos externos que serão revertidos em políticas públicas para a cidade, trazendo novos investimentos que vão atender as demandas do cidadão fortalezense”, diz a secretária das Finanças, Flávia Teixeira.
Conforme a secretária, o resultado dá mais autoridade à cidade, colaborando na transparência e controle social. “As informações que o cidadão busca no Portal da Transparência, por exemplo, são todas qualificadas pelo Tesouro Nacional. Isso ajuda nos trâmites junto a STN, inclusive, para a obtenção de contratações de Operações de Crédito”.
Fortaleza também recebeu o selo “Qualidade da informação fiscal e contábil – 2023”, por ter obtido nota A (Aicf) no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) no Siconfi. A capital cearense também foi primeiro lugar no ranking.
A Prefeitura de Fortaleza destaca que a premiação é fruto de um trabalho realizado pela equipe de contabilidade da Secretaria Municipal das Finanças, em parceria com todas as áreas de contabilidade do Município.