Maison de Luxo
Balenciaga instala alta-costura e design em sua nova sede parisiense na Avenue George V
Por Viviane Ferreira - Em 25/08/2023 às 6:02 PM
A Balenciaga retorna à histórica sede parisiense do seu fundador. Foi no número 10 da Avenue George V que Cristóbal Balenciaga estabeleceu a sua maison de moda, fundada na Espanha em 1917, quando chegou à França em 1937.
A marca, que pertence ao grupo de luxo Kering desde 2001, vai transferir para o local os seus ateliers e escritórios de alta-costura, bem como as suas funções criativas, distribuídos em seis andares de instalações completamente renovadas e ampliadas.
O local respira o espírito de Cristóbal Balenciaga, que viveu ali até 1968. O couturier deu mesmo o nome “Le Dix” ao seu primeiro perfume em referência a este endereço, em cuja fachada foi colocada uma placa comemorativa.
O piso térreo, anteriormente utilizado como área de vendas de perfumes e acessórios, foi recentemente transformado numa boutique inteiramente dedicada à alta-costura, oferecendo “uma experiência de varejo inovadora onde os clientes podem encontrar colaborações exclusivas e peças únicas”, disse a marca em um comunicado de imprensa, indicando que o edifício “voltará a ser a sede da Balenciaga”.
O lendário endereço foi reaberto em 2021 apenas para acolher o primeiro desfile de alta-costura de Demna (Demna Gvasalia, nome completo), diretor artístico da Balenciaga desde 2015, marcando o desejo da direção de reavivar esta atividade, que tinha terminado 53 anos antes. Desde então, a maison realizou aí os seus dois outros desfiles de alta-costura, o último dos quais em 5 de julho, com as divas Isabelle Huppert e Inès de la Fressange.
Nesta ocasião, a empresa revelou parte da renovação e ampliação da sua nova sede, com as obras duplicando o tamanho dos salões de alta-costura, que se estendem agora até ao número 12 da Avenue George V, ocupando o espaço por cima do cabaré Crazy Horse adjacente. “Os ateliers de alta-costura e de prêt-à-porter, bem como os novos escritórios, foram transferidos”, anunciou a Balenciaga. O edifício estará operacional entre o fim do ano e o início de 2024.
Paralelamente, em 2022, a marca dirigida por Cédric Charbit vai transferir algumas das suas equipes para um edifício de 4.000 metros quadrados nos números 16-18 da Rue Vaneau, no 7.º Arrondissement da capital francesa, como revelou o Fashionnetwork.com no ano passado. O edifício abriga a direção, a administração, as vendas e a comunicação, entre outros.
O edifício da Avenue George V foi restaurado em 2020. “As iterações arquitetônicas anteriores foram retrabalhadas durante a renovação do edifício, originalmente concebido por Albert Le Voisvenel em 1887 e decorado por Christos Bellos sob a direção de Cristóbal Balenciaga”, explicou a empresa, observando que, na altura, “a decoração interior era muito discreta para uma maison de moda, com tons neutros e elementos típicos de um apartamento parisiense, escolhidos de modo a não desviar a atenção das coleções”.
Para a sua reabertura em 2021, “os arabescos de estuque esbranquiçado e as alcatifas cinzentas da maison foram recriados e patinados para evocar a passagem do tempo”.
“Decidi reproduzir os salões originais da época com o máximo de pormenores possível e criar um autêntico efeito envelhecido e empoeirado, como se os apartamentos tivessem sido reabertos após mais de meio século de abandono”, afirma Demna no site da marca. “Os espaços recém-reabertos apresentam instalações de alta tecnologia e toques modernos, como o vidro fumado escuro que separa as paredes rugosas, criando um destino onde o passado, o presente e o futuro da Balenciaga vivem em harmonia”, pode ler-se também.
Aproveitando as obras, a maison captou no local, no meio de entulho e latas de tinta, a sua campanha para o outono-inverno 2023/24 sob a égide do fotógrafo americano Tyler Mitchell, protagonizada em especial pela atriz Isabelle Huppert e pela supermodelo Vittoria Ceretti.
Fonte – Fashion Network