Contra redução do FPM

172 municípios cearenses vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira

Por Redação IN Poder - Em 29/08/2023 às 2:58 PM

Júnior Castro (6)

Foto: Portal IN

A quantidade de prefeituras do Ceará que vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira, 30, aumentou. Conforme informa a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) – presidida pelo prefeito de Chorozinho, Júnior Castro (sem partido), 172 prefeitos e prefeitas do Estado aderiram à paralisação nacional.

A movimentação é contra a diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, também os prefeitos são contrários a redução do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, energia e comunicação, medida esta – tomada ainda no governo Jair Bolsonaro (PL) – que impacta diretamente nos cofres das prefeituras.

Os gestores buscam com o movimento mobilizar o Congresso Nacional e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a liberar mais recursos para os municípios. Até esta terça-feira, 29, apenas 12 municípios cearenses não endossaram a campanha, entre eles Fortaleza.

As prefeituras que aderiram ao movimento vão paralisar todos os serviços que não sejam considerados essenciais, assim como também vão decretar ponto facultativo em alusão ao movimento.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder