DESTINO DE LUXO
Turismo de alto padrão decola no Ceará impulsionado pelo kitesurf
Por Redação - Em 09/09/2023 às 12:48 AM
Quando se trata de turismo, a palavra luxo se descola cada vez mais da suntuosidade e se aproxima de ambientes charmosos e com serviços exclusivos e personalizados. No Ceará, o segmento do turismo de luxo vem sendo impulsionado, sobretudo, pelo avanço do kitesurf, prática esportiva que encontra no litoral cearense as condições ideais e atrai um número crescente de turistas com alto poder aquisitivo que contribuem para aquecer a atividade econômica no Estado.
Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Ceará (ABIH-CE), ao longo de todo o litoral cearense são encontrados pontos propícios para a prática do kitesurf e hotéis exclusivos impulsionados por este público, mas que também focam em todos os perfis de turistas que buscam exclusividade, serviços personalizados e experiências únicas. “O turismo de luxo vem crescendo muito por conta do kitesurf, que agrega um público de alto nível. Muitas praias cearenses já contam com hotéis boutique e hotéis de charme com 8, 10 ou 12 apartamentos, mas de alto padrão e elevada diária. A pandemia de covid-19 ajudou muito nisso, pois o turista saiu do foco de estar em um grande resort para estar em um hotel mais exclusivo e intimista. Acho que isso ficou. Isso também colaborou para o aumento desse tipo de hotel mais exclusivo e que vem ao encontro do luxo, pois faz um serviço único e atencioso”, avalia o presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros.
De acordo com ele, não há um número sobre quantos empreendimentos do tipo existem hoje no Ceará, mas é perceptível o crescimento do segmento, cujos empreendimentos, muitas vezes, não estão ligados a grandes redes hoteleiras. “O pioneiro do turismo de luxo no Ceará é a rede Carmel, que começou com o primeiro hotel no Barro Preto. Depois, Cumbuco e Taíba. Agora, está construindo em Icaraí de Amontada. E alguns hotéis como o Essenza, em Jericoacoara. Estes são os pioneiros. Isso veio crescendo por conta do desenvolvimento do kite no litoral. Hoje, temos o litoral inteiro do Ceará com muitos pequenos pontos de kitesurf onde têm surgido hotéis no segmento de luxo. Surgem coisas que, muitas vezes, nem sabemos, pois são pequenos hotéis, alguns de estrangeiros ou para pequenos nichos, que vêm com muita qualidade e a gente nem sabe que eles existem, mas é uma tendência que cresce muito por aqui, sobretudo por conta do kite, que dominou o nosso litoral”, diz Medeiros.
Diferenciais
Conforme o presidente da ABIH-CE, os diferenciais das hospedagens de luxo são, principalmente, o intimismo e a qualidade dos serviços. “Os hóspedes são tratados por seus nomes. Você vai perguntar o horário do café da manhã e a resposta é ‘que horas o senhor quer tomar o café da manhã?’ ou ‘o que o senhor quer comer no café da manhã?’. Ou seja, o grande diferencial, além de uma infraestrutura aconchegante, não necessariamente luxuosa, mas refinada, de boutique, muitas vezes até um pouco rústica, mas chique, é o quesito do serviço. É uma boa carta de vinhos, uma boa comida, um tratamento realmente exclusivo para aquela pessoa. O cliente não é mais um, ele é ‘o’ hóspede e, repito, muitas vezes chamado pelo nome. Esses são os grandes diferenciais. Antigamente, os hotéis de luxo eram hotéis muito grandes, luxuosos e refinados. Hoje, não é mais assim. Hoje, são os hotéis de charme e de boutique, que não são hotéis de muitos apartamentos”, diz.
Crescimento
O presidente da ABIH-CE acredita que ainda há muito espaço para o crescimento do turismo de luxo no Ceará, o que pode ser impulsionado com o aumento da divulgação dos diferenciais do Estado para a prática de esportes como o kitesurf. “O Ceará precisa fazer com que o mundo conheça, cada vez mais, o potencial, a beleza e a qualidade do nosso litoral para o kitesurf. Temos ventos muito propícios, que sempre empurram para a praia, não há o perigo de o praticante de kitesurf ser jogado mar adentro, constância e posição maravilhosa. É possível percorrer o litoral de kite praticamente ‘lambendo’ a beira da praia. Quanto mais o kite cresce, mais cresce a questão dos hotéis de charme e de luxo. O kite é um diferencial gigante para o crescimento da hotelaria de luxo”, afirma.
Fortaleza
Na capital cearense, essa modalidade esportiva também é a aposta para impulsionar o segmento de luxo, que ainda tem muito espaço para crescer. “Temos trabalhado focando no turista de uma forma geral, mas pensando também no turista do segmento de luxo. Um exemplo é o Movimento Fortaleza Capital do Kite, que envolve turismo, capacitação e desenvolvimento territorial, e tem como propósito consolidar a vocação de Fortaleza – que já é um dos destinos turísticos mais procurados do País -, como uma cidade com todos os atributos para a prática de atividades no mar, com destaque para o kitesurf”, diz o titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira.
Ele ressalta que o público que busca a prática do kitesurf tem um perfil diferenciado e alto poder aquisitivo, movimentando diversos segmentos da economia local. “Alguém que viaja para praticar kitesurf é um turista de alto ticket médio de gastos. Ele pode ser comparado ao turista de ski na neve. Quem viaja pra neve geralmente passa o dia esquiando, que é uma atividade de alto custo (envolve muitas vezes, além de passagem, hospedagem e taxas para esquiar, o aluguel das roupas e equipamentos adequados à atividade). À noite, ele sai para um bom restaurante, onde pode apreciar uma gastronomia de qualidade, acompanhado de um bom vinho. No dia seguinte, faz tudo novamente. Com o kitesurf acontece o mesmo: ele passa o dia praticando e, à noite, consome alta gastronomia. Além disso, costuma viajar em família, o que aumenta o impacto na economia da cidade”, destaca o secretário de Turismo de Fortaleza.
Segundo Alexandre Pereira, a Prefeitura de Fortaleza tem divulgado o destino e os diferenciais da capital cearense em grandes eventos internacionais para impulsionar a atividade econômica. “Com a divulgação da cidade como capital do kite, estamos buscando esse reconhecimento mundial. Em junho passado, estive em uma feira em Miami, nos EUA, e já anunciei o movimento lá”, conta. “Fortaleza está apta para receber turistas que busquem experiências as mais diversas. Como disse antes, foram lançados projetos para atrair um público com um poder aquisitivo maior. É como nos parques da Disney: pessoas do mundo inteiro vão a Orlando, gastam para ficar em resorts, gastam fazendo compras, pagam as entradas dos parques e compram vídeos e fotos no final das atrações. Fortaleza está se inspirando nisso, trazendo atrativos diferenciados e construindo grandes centros comerciais. Temos grandes shoppings centers espalhados por toda a cidade, temos centros de artesanato e queremos atrair público para consumir e movimentar a economia local”, finaliza.