Deputado Pedetista

Osmar Baquit se reúne com Eudoro Santana e aumenta rumores de ida para o PSB

Por Redação IN Poder - Em 14/09/2023 às 11:13 AM

Novo Projeto (8)

Foto: Divulgação

O deputado estadual Osmar Baquit (PDT) já se movimenta nos bastidores com objetivo de vislumbrar uma outra sigla para se candidatar em 2026. Nessa quarta-feira, 13, o parlamentar esteve reunido com o presidente do PSB no Ceará, Eudoro Santana, e após o encontro disse que “coisas boas virão por aí”.

“Fui recebido hoje, 13 de setembro, pelo amigo e presidente do PSB no Ceará, Eudoro Santana. Já adianto que coisas boas virão por aí”, escreveu o pedetista em suas redes sociais.

Baquit é um dos parlamentares brizolistas que não está satisfeito com as recentes posturas tomadas pela direção nacional do PDT, presidida pelo deputado federal cearense, André Figueiredo (PDT). Sua insatisfação iniciou com a escolha de Roberto Cláudio (PDT) como candidato ao Governo do Ceará em 2022 – em detrimento de Izolda Cela -, além da indefinição do partido em ser ou não base do governo Elmano de Freitas (PT).

Outro ponto de tensão foi quando o deputado endossou o movimento que levou o senador Cid Gomes à presidência do PDT no Ceará. À época, Osmar chegou a dizer que a sigla “implodiria” caso o FG não fosse o comandante no Estado. Cid, atualmente, é presidente estadual do partido, mas – assim como outros pedetistas – Baquit não ficou satisfeito como o acordo foi costurado entre o senador e André.

Apenas em 2026

Entretanto, Baquit não vai buscar uma carta de anuência perante a direção do partido para sua saída ocorrer o mais breve possível. Sua saída, caso seja concretizada para o PSB, deve ocorrer durante a janela partidária de 2026, mais precisamente em março.

Desta forma, ele poderia sair da sigla sem nenhum ônus ao seu mandato. Além disso, sua filiação apenas no ano eleitoral não iria causar ainda mais animosidade entre os colegas de partido, visto que tal movimentação é normal entre parlamentares, sendo legalmente referendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder