OTIMISMO
OCDE eleva projeção de alta do PIB brasileiro para 3,2%
Por Redação - Em 19/09/2023 às 10:28 PM
O atual cenário econômico brasileiro levou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a elevar em 1,5 ponto percentual a sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, que passou de 1,7% para 3,2%. A revisão consta no Relatório Interino de Perspectiva Econômica trimestral, divulgado nesta terça-feira (19).
A revisão da OCDE para a alta do PIB do Brasil neste ano está em consonância com a avaliação do mercado financeiro e do governo federal, que também elevaram as estimativas de crescimento econômico do país. Nessa segunda-feira (18), o Ministério da Fazendo divulgou que aumento de 2,5% para 3,2% a projeção para o PIB do Brasil em 2023. Os analistas do mercado financeiro, ouvidos para o Boletim Focus, publicação do Banco Central, também ampliaram a expectativa de crescimento da economia, mas acreditam que o PIB terá um crescimento mais modesto, de 2,89%.
Entre os fatores mencionados pela OCDE para a mudança na projeção do PIB, estão “os resultados agrícolas favoráveis relacionados ao clima”. O relatório também cita o movimento de redução da taxa básica de juros, a Selic, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.