16 de outubro
Cid Gomes reúne assinaturas e diretório do PDT é convocado para eleger novo presidente no Ceará
Por Redação IN Poder - Em 06/10/2023 às 11:50 AM
Conforme antecipado pelo senador Cid Gomes (PDT), o diretório estadual brizolista foi convocado para uma reunião extraordinária marcada para o dia 16 de outubro. No encontro, os membros pedetistas vão eleger uma nova comissão executiva da sigla, principalmente um novo presidente no Ceará.
Foram reunidas 59 de 84 assinaturas de integrantes do diretório do PDT no Estado. Assinaram o documento dez deputados estaduais, quatro federais, senador Cid e prefeitos e vice-prefeitos do PDT. Ainda que Cid tenha dito na segunda-feira, 2, que iria reunir endosso para realizar a reunião, a convocação só foi formalizada nesta sexta-feira, 6. E como o senador possui ampla maioria na legenda, se a reunião de fato ocorrer, o FG vai ser eleito presidente estadual do PDT.
A estratégia é a mesma adotada em julho deste ano quando os pedetistas mais ligados a Cid – denominados como “cidistas” -, reuniram assinaturas para convocar uma reunião a fim de eleger um novo presidente. Entretanto, há temor de que o presidente nacional interino André Figueiredo (PDT) tome novamente o controle da sigla, numa espécie de dissolução do diretório.
É legal?
A eleição de uma nova executiva é vista de formas diferentes pelos dois grupos. Se por um lado os liderados de André dizem que os cidistas querem aplicar um “golpe” por tentar “destituir” um presidente com mandato, do outro os apoiadores de Cid alegam que os únicos a terem mandato são os membros do diretório.
Desta forma, caso não concordem com a gestão – ou falta de gestão – do presidente em exercício do cargo, o diretório pode eleger uma nova executiva, trocando não apenas a presidência, mas todos os componentes da executiva em questão como vice-presidente e secretários.