JANTAR NO AMERIGO VESPUCCI

Elmano revela que Aeroporto de Jeri vai receber voos vindos direto da Europa

Por Marcelo - Em 07/10/2023 às 12:31 PM

O governador Elmano de Freitas foi o convidado principal do Jantar de Honra a bordo do Navio-Escola Amerigo Vespucci, da Marinha da Itália, nesta sexta-feira (6), no Porto de Fortaleza, e revelou que, em breve, o Aeroporto Regional de Jericoacoara receberá voos internacionais. O comandante da belíssima embarcação – fabricada em 1930 e que está dando a volta ao mundo em 20 meses -, Giuseppe Lia, foi o anfitrião da noite, que contou com um cardápio especial produzido pela equipe de cozinha da embarcação, à base de massas e frutos do mar.

Comandante Giuseppe Lia e governador Elmano de Freitas no jantar

Ele ressaltou durante um seminário científico realizado entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Embaixada da Itália, para estudos sobre o mar. Estamos discutindo a possibilidade de construção de um centro de pesquisas em Jericoacoara, permitindo para a gente avançar muito no trabalho conjunto do Brasil com a Itália. E na perspectiva de que teremos voos diretos da Europa para o nosso Aeroporto de Jericoacoara, e essa integração favorece muito isso. Temos divulgação na Itália de Jericoacoara, efetivamente atraindo ainda mais turistas europeus para o Ceará. E a pesquisa acaba sendo um elemento decisivo para nossa integração com o povo italiano, que tem centros de pesquisas muito importantes que estudam o mar e estamos na perspectiva de desenvolver a economia do mar, o que para nós é muito importante”, afirma Elmano de Freitas.

Ele destacou ser um orgulho e uma alegria muito grande receber um navio como o Amerigo Vespucci, reconhecido no mundo inteiro por sua beleza e história. “É um símbolo do povo italiano e vai parar em apenas dois portos no Brasil, aqui em Fortaleza e no Rio. E estará aberto à visitação pública neste sábado, onde o povo cearense pode vir conhecer de perto a beleza deste navio, a história da navegação, pelo tempo que ele tem e a tecnologia que foi incorporada. Ele é um barco à vela, e ao mesmo tempo tem maquinário. Portanto quem tem curiosidade e gosta, poderá ver muita coisa interessante”, explica.

Mais autoridades

Capitão Anderson Valença e o comodoro Pompeu Vasconcelos

Além do governador Elmano, a tripulação do Amerigo Vespucci recebeu autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; a secretária de Relações Internacionais do Governo do Ceará, Roseane Medeiros; o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo; o cônsul honorário da Itália em Fortaleza, Vittorio Ghia; o Capitão dos Portos no Ceará, Capitão de Mar e Guerra Anderson Valença; o comodoro do Iate Clube de Fortaleza, Pompeu Vasconcelos, e um grande número de empresários brasileiros e italianos.

Em seu discurso, o comandante da embarcação destacou que o Amerigo Vespucci só realizará duas paras no Brasil, a primeira em Fortaleza e a segunda, no Rio de Janeiro. Ele está realizando uma viagem de 40.000 milhas náuticas em 20 meses, passando por 28 países e parando em 31 portos. “Fortaleza é a oitava parada no mundo e a primeira no Brasil. Domingos zarparemos daqui, para continuarmos a viagem até o Rio de Janeiro. Esse Navio-Escola é também uma ‘Embaixada Flutuante’, promovendo em todo o mundo a sua beleza e excelência, por meio da cooperação entre os povos e a convivência pacífica”, afirma Giuseppe Lia, destacando, ainda, que o Brasil é o único país do mundo, fora os Estados Unidos, a ter duas paradas em seus portos.

O Navio-Escola Amerigo Vespucci permanece atracado no Porto de Fortaleza até amanhã, quando seguirá sua viagem de volta ao mundo, rumo ao Rio de Janeiro, de onde segue para outros países da América do Sul, como a Argentina. Se as condições de vento permanecerem intensas, possivelmente a nau italiana vai içar velas e deixar a Capital sem ligar seu motor. Segundo o comodoro Pompeu Vasconcelos, uma flotilha de embarcações ligadas ao Iate Clube – como lanchas, veleiros e canoas havaianas -, realizará sua ‘escolta’ na saída do porto fortalezense.

Solenidade bastante concorrida marcou o jantar oferecido a bordo do Navio-Escola Amerigo Vespucci

Mais notícias

Ver tudo de IN News