REUNIÃO GLOBAL

Fernanda Pacobahyba vai à ‘Coalizão para Alimentação Escolar’, realizada em Paris

Por Marcelo - Em 18/10/2023 às 7:03 PM

A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, está em Paris onde participou nesta quarta-feira (18), da cerimônia de abertura da primeira reunião global da ‘Coalizão para a Alimentação Escolar’, realizado no Centro de Conferências da capital francesa. O Brasil assume como copresidente da coalizão, juntamente com a França e a Finlândia. E destacou que a exemplo do presidente Lula, acredita que não existe educação de qualidade, sem uma alimentação adequada. O evento internacional será encerrado amanhã.

Ricardo Tavares, Maria Laura da Rocha e Fernanda Pacobahyba, em Paris

Ela realizou sua apresentação na terceira plenária de debates do evento, cujo tema da sessão foi ‘Do global ao regional: A coalizão e as suas redes regionais emergentes’. E ressaltou o compromisso do Brasil na luta pela erradicação da fome e a promoção da segurança alimentar em todo o mundo, com foco na alimentação escolar. Como copresidente da Coalizão, ao lado de França e Finlândia, o Brasil tem como objetivo alcançar a meta global de garantir que todas as 724 milhões de crianças em escolas primárias no mundo recebam refeições escolares saudáveis até 2030.

Referência

Além disso, deu ênfase ao impacto positivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no Brasil. “O Pnae – que tenho o orgulho de ter sob o portfólio do FNDE -, é uma referência internacional de política pública intersetorial de educação, de segurança alimentar e nutricional e de desenvolvimento local sustentável. No Brasil, a alimentação escolar é um direito garantido constitucionalmente, com recursos financeiros previstos no orçamento anual do Ministério da Educação (MEC), gratuito e universal para 40 milhões de estudantes, diariamente”, afirmou a gestora. Ele esteve acompanhada do embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares e da secretária-geral das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.

Outro ponto de destaque no discurso de Fernanda Pacobahyba foi a colaboração do Brasil com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a agência das Nações Unidas que lidera os esforços para erradicação da fome e combate à pobreza. Por meio dessa parceria, foi criada a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (Raes) na América Latina e Caribe, pela qual 24 países da região têm tido a oportunidade de aprofundar conhecimentos e troca de experiências. Inclusive, o Governo Federal acredita que a criação da Raes deve contribuir para o desenvolvimento futuro de colaborações regionais no que diz respeito à ‘Coalizão para a Alimentação Escolar’.

Mais notícias

Ver tudo de IN News