TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Hidrogênio Verde dominará a pauta do FIEC Summit que inicia nesta quarta-feira
Por Marcelo - Em 23/10/2023 às 6:01 PM
O Centro de Eventos do Ceará (CEC) será o palco de um dos mais importantes eventos internacionais da área de energias renováveis, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o FIEC Summit 2023, que acontecerá nesta quarta e quita-feiras (25 e 26). Esta segunda edição reúne setor produtivo, Academia, poder público e sociedade em torno da pauta do Hidrogênio Verde (H²V), a nova matriz energética que tem sido discutida em todo o mundo. O evento é uma realização da FIEC e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e sua abertura será conduzida pelo presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate, o evento tem um papel fundamental no fomento de negócios e na atualização da sociedade sobre a temática da transição energética, com foco no H²V, que ter ter seu Hub na região do Complexo do Pecém. “O FIEC Summit 2023 trará grandes surpresas porque é uma sinalização positiva, não apenas para o investidor que está se aproximando do Ceará e está com seus estudos em realização, mas para o mundo. O nosso Estado está avançando no projeto, cumprindo todo seu papel referente à disponibilização da infraestrutura portuária – sejam os terminais para importação ou exportação do hidrogênio, da amônia e seus derivados, dos equipamentos e tudo o que envolve a cadeia de suprimentos”, afirma.
Negócios
Dentro desta perspectiva, o FIEC Summit 2023 inclui, na programação, um dia inteiro de encontro de negócios, em que fornecedores, investidores e outras instituições terão a oportunidade de promover e vender serviços e produtos a compradores. As reuniões individuais que acontecem no dia 25 são um passaporte para novas parcerias estratégicas e comerciais. O evento também contará com programação científica em que serão apresentados projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos, com foco em H²V, com o objetivo de aproximar instituições de ensino superior e grandes empresas.
O Brasil tem discutido intensamente a entrada do País no mercado internacional de produção e exportação de Hidrogênio Verde. Em termos de energias renováveis, a Região Nordeste já é considerada a mais propícia, do território nacional, para a produção da energia eólica e solar. O Ceará tem ganhado muito destaque, quando o assunto é H²V, por sua localização e integração com portos importantes como o de Roterdã, facilitando a logística de exportação.
Constantino Frate reforça que, para além da infraestrutura, o Ceará tem contribuído para a consolidação de políticas públicas nacionais referentes ao marco regulatório do Hidrogênio Verde, com relevante atuação da FIEC. “Isto dará segurança para que o ambiente de negócios aconteça no País. A FIEC, especialmente, tem sido muito atuante neste sentido, contribuindo com tudo aquilo que tem sido objeto de estudos e propostas, tanto na Câmara quanto no Senado Federal”.
Grandes players
A programação do evento vai contar com a participação de nomes relevantes, do Brasil e de outros países, como: Ana Cláudia Nioac, pesquisadora do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química ICT; Ansgar Pinkowski, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro; Mark McHugh, diretor executivo da Transhydrogen Alliance Brasil; Markus Francke, gerente do projeto H2Brasil (GIZ); Monika Panik, mentora da Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil, curadora da Biosphere World e consultora de diversas instituições brasileiras e internacionais, como a FIEC; Jurandir Picanço, consultor de Energia da FIEC e membro da Academia Cearense de Engenharia – ACE, dentre outros nome relevantes.