QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Senai Ceará supera média nacional em taxa de ocupação de egressos no mercado de trabalho
Por Redação - Em 30/10/2023 às 12:17 AM
Pesquisa realizada com os egressos do Senai entre 2021 e 2023 constatou que 87,9% dos formados pelo Senai Ceará em cursos técnicos foram contratados por empresas após concluírem a capacitação. A taxa do Ceará ficou 3,5 pontos percentuais acima da média nacional para a contratação de egressos, que foi de 84,4%.
“Esse é um indicador importante que mede uma das principais entregas do Senai, que é entregar para a indústria e para a sociedade bons profissionais. Tivemos números melhores do que nacional e isso mostra como o trabalho que estamos fazendo tem qualidade e como as indústrias reconhecem isso. Ainda temos muito o que melhorar, mas esses números nos deixam mais engajados e com vontade de entregar mais e melhor para a indústria cearense”, destaca a gerente da Unidade de Educação do Senai Ceará (Uned), Sônia Parente.
Na modalidade de cursos de aprendizagem, a taxa de ocupação dos egressos do Senai Ceará também foi significativa, chegando a 69,3%. Já nos cursos de qualificação, 64,9% dos alunos conseguiram entrar no mercado de trabalho.
A pesquisa também revelou outra conquista significativa. No Ceará, 94% das empresas preferem contratar pessoas formadas pelo Senai. Esse foi mais um resultado que ficou acima da média nacional (91,5%).
Dos 10 cursos técnicos com maiores taxas de ocupação de egressos no Brasil, segundo o Painel dos Egressos, o Senai Ceará oferece sete:
– Técnico em Mecânica
– Técnico em Alimentos
– Técnico em Refrigeração e Climatização
– Técnico em Eletromecânica
– Técnico em Automação Industrial
– Técnico em Eletrotécnica
– Técnico em Soldagem
Sobre a pesquisa
O Painel de Egressos 2021-2023 é um levantamento realizado pelo Departamento Nacional do Senai, em parceria com os Departamentos Regionais. A pesquisa mostra o impacto das formações do Senai no mercado de trabalho e nos setores industriais.