VENDAS FÍSICAS E ONLINE
Pesquisa da Fecomércio-CE diz que Black Friday deve movimentar R$ 350 milhões
Por Marcelo - Em 01/11/2023 às 1:33 PM
Uma pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para a Black Friday 2023, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), do Sistema Fecomércio Ceará, revela que cerca de R$ 350 milhões devem ser injetados no comércio varejista físico e online de Fortaleza. Além disso, 44,1% dos consumidores responderam estar dispostos a ir às compras nessa data. O valor mantém este evento de compras como o terceiro mais importante para o varejo, servindo como importante fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano.
A concentração de promoções é o fator mais percebido pelo consumidor – citado por 73,9% dos entrevistados -, como oportunidade para compras necessárias com desconto. Neste ano a Black Friday será no dia 24 de novembro e, diferente do ano passado, quando o evento coincidiu com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, não haverá concorrência na atenção do consumidor, o que projeta um crescimento nominal de 11,1% no faturamento total. No perfil de quem pretende ir às compras há preponderância do grupo de sexo masculino, com 45,9% de resposta afirmativa, com idade entre 21 e 35 anos (54,5%) e no estrato de renda mensal familiar de mais de dez salários mínimos (60,8%). De modo geral, 46,4% dos consumidores pretendem comprar mais produtos que no mesmo evento de 2022.
Com relação à disposição para os gastos, 44,1% dos entrevistados revelaram a intenção de realizar compras de valor superior a R$ 1.000,00. O grupo com maior intenção de compras acima desse valor é liderado pelos homens (46,7%), na faixa etária superior a 36 anos (52,5%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (73,3%). Os mais entusiasmados pretendem comprar mais de três produtos (32% dos entrevistados), levando o gasto médio por consumidor para R$ 452,00. A pesquisa da Fecomércio-CE diz que o consumidor buscará parcelar suas compras, com 61,2% dos que pretendem comprar afirmando esse desejo.
Dessa forma, o cartão de crédito (59,4% de citação) e o crediário (1,6%) serão usados como forma de viabilizar o parcelamento. Pagamentos à vista (dinheiro, Pix ou cartão de débito) foram citados por 38,8% dos entrevistados. A pesquisa mostra que a procura se concentra em seis categorias principais de produtos: eletrodomésticos (31,7%), roupas e artigos de vestuário (28,8%), calçados (20,5%), eletrônicos (16,2%), artigos e utensílios domésticos (13,4%) e celulares/smartphones (11,9%).