VaiVem Livre
Governo do Ceará cria programa para garantir à população da RMF passagens gratuitas no transporte intermunicipal
Por Redação IN Poder - Em 01/11/2023 às 4:04 PM
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou nesta quarta-feira, 1°, o Projeto de Lei que cria o Programa VaiVem Livre. A iniciativa vai garantir passagens gratuitas – uma de ida e uma de volta – no transporte público coletivo para os residentes dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, com destino à Capital. A assinatura ocorreu durante a conversa semanal com os cearenses por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, também participou do diálogo com a população, destacando as ações do Programa Ceará Sem Fome.
O Programa VaiVem Livre será subsidiado pelo Estado do Ceará e abrangerá categorias específicas de usuários, que serão detalhadas posteriormente em decreto do Poder Executivo. Elmano de Freitas justificou que a medida é fundamental para beneficiar os cearenses que mais precisam.
“Nós nos comprometemos com os moradores da Região Metropolitana em estabelecer um programa para que as pessoas pudessem vir a Fortaleza e voltar sem pagar nada. Isso vai garantir que uma pessoa, que gasta quase R$ 30 por dia, mais de R$ 400 mensais em passagens de ônibus, tenha esse dinheiro sobrando no bolso para comprar o que precisa; alimentação, medicamento, entre outras coisas que considere importante”, defendeu o governador, explicando que o Projeto segue para apreciação e votação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
De acordo com o Projeto, os beneficiários receberão gratuitamente cartão eletrônico, denominado Cartão VaiVem Livre, para utilização em sistema de bilhetagem implantado pelos operadores dos modos de transporte metropolitano. O cartão permitirá o armazenamento de créditos eletrônicos e deverá ser personalizado, pessoal e intransferível, vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, possibilitando o controle do seu uso através de biometria ou outra tecnologia de identificação pessoal.
Com informações do Governo do Ceará