Conferência Nacional
Abertura oficial da 26ª Unale destaca compromisso com o fortalecimento das funções legislativas no âmbito dos estados
Por Redação IN Poder - Em 09/11/2023 às 12:22 AM
A abertura da 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), promovida em parceria com Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e apoio do Governo do Estado, ocorreu na noite desta quarta-feira, 8, no Centro de Eventos do Ceará. A cerimônia contou com a presença de autoridades, políticos e representantes de entidades públicas e privadas.
Para o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (sem partido), o encontro possibilita a troca de experiências, conhecimentos e ideias capazes de fornecer um ambiente de crescimento coletivo nas Casas Legislativas do País. “O fato de haver cerca de duas mil pessoas inscritas nessa conferência é um sinal positivo de que temos vontade de melhorar ainda mais e de que criamos uma oportunidade de nos reunirmos para juntos desenharmos as ações que nos proporcionarão essas melhorias”, declarou.
Evandro Leitão lembrou ainda que o mundo contemporâneo exige dos gestores públicos uma visão ampliada com foco nas demandas da população, na transparência e no desenvolvimento sustentável. “Estamos sendo provocados a ir além, sermos mais sensíveis à população mais vulnerável, sendo propositivos e assertivos naquilo que aflige diretamente a sociedade”, completou.
O deputado estadual de Pernambuco e presidente da Unale, Diogo Moraes (PSB-PE), ressaltou que a Entidade atua fortemente na defesa das prerrogativas dos Legislativos Estaduais. “A Unale é a principal trincheira de luta em âmbito nacional das teses federativas e da consolidação de prerrogativas e competências incumbidas na Carta Magna, no que concerne ao alcance social do Poder Legislativo estadual”, afirmou.
O parlamentar avalia que o encontro gera um espaço de aprendizado e compartilhamento de boas práticas legislativas. “Esta é uma ocasião para celebrar, aqui em Fortaleza, reunindo não apenas legisladores e servidores, mas também sonhadores e agentes de mudança”, pontuou Diogo Moraes.
Segundo o secretário da Unale no Ceará e presidente da comissão organizadora da Conferência, deputado Sérgio Aguiar (PDT), a Unale exerce papel fundamental no fortalecimento do federalismo brasileiro e os encontros anuais realizados pela entidade se firmam como importante mecanismo de debate e desenvolvimento de conhecimentos para o engrandecimento parlamentar.
HOMENAGENS
Durante a abertura, o presidente da Alece e o ex-presidente da Unale, Lídio Lopes, receberam a Comenda Unale, maior condecoração da entidade, conferida às autoridades que se destacam por sua atuação política; já o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara, recebeu o Troféu Gratidão.
Foram apresentados ainda os indicados ao Prêmio Unale Assembleia Cidadã, nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. Os prêmios serão anunciados na sexta-feira, 10.
A mesa de abertura foi composta ainda pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, representando o chefe do Executivo, Elmano de Freitas; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara, representando os patrocinadores; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, representando os demais presidentes de Casas Legislativas, Álvaro Porto (PSDB-PE); e Antonia Sales, vice-presidente de Relações Internacionais da Unale.
Também participaram da abertura os deputados estaduais do Ceará, Missias Dias (PT); De Assis Diniz (PT); Marcos Sobreira (PDT); Jô farias (PT); Nizo Costa (PT); Guilherme Bismark (PDT); Guilherme Landim (PDT); Romeu Aldigueri (PDT); Simão Pedro (PSD); Renato Roseno (Psol); Júlio César Filho (PT); Audic Mota (MDB); Stuart Castro (Avante); Jeová Mota (PDT); Felipe Mota (União); Antônio Henrique (PDT); e Felipe Aguiar (MDB).