PREFEITURA DE FORTALEZA

Consulta pública discutirá concessão de utilização de energia limpa pela SMS

Por Marcelo - Em 09/11/2023 às 8:27 PM

A Prefeitura de Fortaleza iniciou a consulta pública para o processo de parceria público-privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, para implantação, gestão, operação e manutenção de geração de energia distribuída, bem como para eficiência energética nos prédios das unidades de saúde do município. Até o próximo dia 7 de dezembro estará aberto o período de consulta para colher contribuições, sugestões e questionamentos, que poderão ser enviados para o e-mail [email protected], com a identificação do autor (nome completo, CPF, endereço, e-mail e assinatura).

Rodrigo Nogueira diz que economia estimada será de R$ 62 milhões

A concessão, com prazo de 20 anos, está sendo articulada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenadoria de Parcerias Público-Privadas de Fortaleza (CPPFor). A ação é resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que resultou na apresentação de estudos que sinalizam a viabilidade do projeto de concessão.

Para o titular da SDE, além da redução de custos, será promovida a geração de energia limpa. “A priori, a iniciativa é voltada para equipamentos da saúde, mas poderá ser ampliada para os demais prédios públicos. Vale ressaltar que esse modelo é inovador, aliando a eficiência energética à geração de energia solar, mediante parceria público-privada”, enfatiza Rodrigo Nogueira.

Eficiência energética

Dentre os resultados e benefícios esperados estão a economia de custo relacionado ao consumo de energia elétrica com redução estimada em 5,67% do valor total de consumo de energia das unidades. Espera-se que seja feito o incremento no gerenciamento e gestão do consumo de energia das unidades da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a implantação do sistema de monitoramento e ações para redução do consumo. Considerando todos os benefícios a serem concedidos para a prefeitura, a economia estimada é de aproximadamente R$ 62 milhões, ao longo do período da concessão.

Dentre as responsabilidades do concessionário estão a troca de lâmpadas e luminárias LED, substituição de equipamentos de ar condicionado, implantação, gestão, operação e manutenção de geração de energia distribuída, e implantação de projeto de eficientização energética, a partir do fornecimento de placas fotovoltaicas para geração de energia solar e demais equipamentos para demanda dos prédios das unidades de saúde do município. Serão 138 unidades contempladas: postos de saúde, unidades administrativas, unidades do Samu, residência médica, além de centros de especialidades médicas e odontológicas.

Serviço:
Consulta pública para implantação de energia limpa em equipamentos da saúde
Prazo da consulta: até 07/12
E-mail: [email protected]
Acesse os documentos do Projeto (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

Mais notícias

Ver tudo de IN News