'Não vamos ficar só na defensiva'

André Figueiredo afirma que vai acionar a Justiça solicitando os mandatos dos cidistas que usarem a carta de anuência

Por Redação IN Poder - Em 10/11/2023 às 4:00 PM

Img20220503213933803 768x512

Foto: Divulgação / Agência Câmara

O presidente nacional interino do PDT, deputado federal André Figueiredo, disse que vai acionar a justiça para que o partido permaneça com os mandatos dos parlamentares que usarem suas cartas de anuência, concedidas pelo então presidente da sigla no Estado, Cid Gomes (PDT). Conforme o mandatário, a reclamação judicial não irá tentar reverter a saída dos cidistas, apenas a permanência dos respectivos mandatos.

“Qualquer parlamentar que se utilizar de uma carta de anuência nula para pedir desfiliação por justa causa, o partido não vai apenas contestar, o partido vai requerer de imediato o mandato daquele parlamentar por infidelidade partidária, não vamos ficar só na defensiva”, disse André nesta sexta-feira, 10, durante o evento de apresentação da Comissão Provisória eleita pela Executiva nacional.

As cartas em questão foram anuladas pelo PDT Nacional. Ainda assim, os cidistas acreditam que ela tem validade por terem conseguido o documento de forma legal. Vale ressaltar que ter uma carta de anuência não significa que o parlamentar vai deixar a legenda, apenas que ele tem a possibilidade de sair da sigla sem ônus para o seu mandato.

“Qualquer parlamentar que tenha posse de um mandato dado pelo partido e pelo povo cearense, ele tem responsabilidade com o PDT, então nós requeremos o mandato dele já de imediato caso ele judicialize por infidelidade partidária”, finalizou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder