SOLENIDADE COMEMORATIVA

Senai Ceará comemora 80 anos de atuação

Por Redação - Em 28/11/2023 às 5:01 PM

Senai Ceará Comemora 80 Anos Com Grande Celebração

A atuação e os impactos socioeconômicos do trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE) foram destacadas, nessa segunda-feira (27), durante solenidade que marcou os 80 anos da entidade. O evento ocorreu no Auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e contou com as presenças do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e do diretor regional do Senai e superintendente regional do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, além de gerentes, coordenadores, presidentes de sindicatos e convidados.

“O Senai Ceará, hoje, representa muito, pois tem transformado a vida de milhares de pessoas no nosso estado e no Brasil. Temos nos qualificado, cada vez mais, para levar a melhor capacitação à sociedade. No caso da transformação energética, temos trazido conhecimento e tecnologia de outros países, para fazer do nosso parque tecnológico do Senai Barra do Ceará, em 2024, o mais completo do Brasil – fruto do trabalho do Diretor Paulo André Holanda e toda a sua equipe, pois nada se faz só. As empresas multinacionais estão nos procurando, por verem no Senai Ceará a capacidade, a condição e a garra de fazer as entregas que elas precisam, no setor de energias renováveis”, disse o Presidente Ricardo Cavalcante.

O diretor regional do Senai e Superintendente Regional do Sesi Ceará, Paulo André Holanda apresentou, para os colaboradores, uma série de dados numéricos que mostram o trabalho de excelência que o SENAI Ceará tem desenvolvido, refletindo em indicadores positivos que colocam o Departamento Regional entre os melhores do país, em Gestão, Educação e Inovação & Tecnologia. “Não existe inovação sem conhecimento. Educação, saúde, ética, eficácia na gestão e o cuidado com as pessoas são ferramentas para o desenvolvimento de qualquer nação. Agradeço a todos os meus gestores e colaboradores pelo trabalho que faz com que o Senai Ceará seja esta referência em excelência, em todo o país”, afirmou.

Na cerimônia, foi homenageado o professor de eletricidade predial e industrial, com 30 anos de atividade no Senai, Francisco Monteiro Sobrinho. “A formação profissional dos nossos queridos alunos está de acordo com as necessidades das empresas, garantindo a empregabilidade e a satisfação da indústria. É estatisticamente comprovado que 92% das empresas preferem formandos do Senai. E sete, em cada 10 alunos de cursos técnicos, estão empregados, em até um ano após a conclusão do curso. Tudo isso só é possível porque temos uma equipe comprometida com a educação profissional – professores que sabem fazer a diferença na vida de nossos alunos”, discursou o docente.

Reconhecimento

Por vídeo, representantes do Senai Nacional enviaram seus depoimentos. “Quero agradecer ao Paulo André Holanda e a Sônia Parente, por esta oportunidade, e, principalmente, parabenizar a toda a comunidade escolar pelos resultados tão significativos que o Senai Ceará vem dando para a indústria brasileira”, disse Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior.

O diretor de Operações do Senai Nacional, Gustavo Leal, desejou vida longa ao Senai Ceará e ressaltou a atuação da entidade ao longo de oito décadas. “Quero parabenizar o Senai Ceará que, ao longo de 80 anos, soube interpretar as angústias da indústria cearense e preparar a juventude desse estado para o trabalho industrial. Fez isso com extrema maestria. E, agora, sob a liderança do Presidente Ricardo Cavalcante e do Diretor Paulo Holanda, vemos um SENAI pujante, vibrante, com resultados expressivos que impactam positivamente a imagem do Senai em todo o Brasil. Longa vida ao Senai do Ceará!”, declarou.

“O Senai é um dos maiores complexos da educação profissional e técnica do mundo – o maior da América Latina. O SENAI do Ceará fez uma enorme modernização das suas ações na área de educação profissional, conectando com a agenda de tecnologia e inovação, que é uma instituição decisiva para o processo de reindustrialização do Brasil”, acrescentou Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai Nacional (2011-2023).

Homenagens e lançamento de livro

Na cerimônia, foram homenageados, com placas comemorativas, alguns colaboradores que estão, há pelo menos uma década, construindo a história do Senai Ceará.

Houve ainda o lançamento do livro “80 anos – Senai Ceará”, cujo primeiro exemplar foi entregue, por Paulo André Holanda, ao Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, homenageado com uma placa especial pela condução da Federação das Indústrias do Ceará. A publicação compila acontecimentos e depoimentos importantes sobre essas oito décadas de história.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business