AMBIÊNCIA DE NEGÓCIOS
Ceará deve ter diversas oportunidades com acordo entre Mercosul e Singapura
Por Marcelo - Em 04/12/2023 às 7:10 PM
O Ceará está prestes a experimentar um significativo impulso em suas relações comerciais internacionais com o iminente anúncio do acordo de livre comércio entre o Mercosul e Singapura. Este marco, previsto para ser divulgado na cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro, que acontecerá nesta quinta-feira (7), abre novas perspectivas para o crescimento comercial do Estado. O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), revela inúmeras possibilidades para a realização de novos negócios.
Com uma economia diversificada e adaptável, o Ceará tem mostrado um crescente vigor nas exportações, destacando-se em setores como pesca, calçados e minerais. No acumulado de 2023, o Estado exportou para Singapura uma variedade de produtos, com destaque para peixes e crustáceos, que representaram 37,50% das exportações, seguidos por calçados (25,11%) e combustíveis minerais (21,39%). Além disso, os dados refletem não apenas a qualidade e competitividade dos produtos do estado, mas também sua capacidade de atender às demandas de um mercado tão exigente e dinâmico.
O acordo comercial inovador, o primeiro do tipo entre o bloco sul-americano e um país do Sudeste Asiático, tem como objetivo aprimorar os fluxos comerciais e criar condições mais favoráveis para a expansão de investimentos. Considerando que Singapura é um dos principais investidores no Brasil, especialmente nos setores de saneamento e infraestrutura, a expectativa é que este acordo fortaleça ainda mais essa parceria estratégica.
A concretização do acordo de livre comércio entre o Mercosul e Singapura será um divisor de águas para o Ceará, possibilitando ao Estado não apenas expandir seu volume de comércio, mas também estabelecer uma presença comercial mais forte e influente no cenário global. Por esse motivo, as empresas cearenses devem se preparar para maximizar as oportunidades emergentes, posicionando-se para crescer e se adaptar neste novo e promissor ambiente de comércio internacional. O estudo completo do CIN pode ser obtido no link: https://arquivos.sfiec.org.br/sfiec/files/files/Relacoes%20Comerciais%20%20SINGAPURA(1).pdf.