NOVOS FINANCIAMENTOS
Prefeitura de Fortaleza busca parceria com BNB para ampliar a economia do mar
Por Marcelo - Em 06/12/2023 às 5:59 PM
O titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Rodrigo Nogueira, e o superintendente adjunto da Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (AdemFor), Marcelo Pinheiro, participaram de uma reunião estratégica com o diretor de Negócios do Banco do Nordeste (BNB), Anderson Possa, visando novas parcerias a serem realizadas com a Prefeitura de Fortaleza.
A AdemFor foi criada no início deste ano visando desenhar uma política articulada para otimizar resultados e traçar novas estratégias que potencializem todas as oportunidades e usos que os 34 quilômetros de praia oferecem a Fortaleza. “A ideia da gente é realizar uma parceria com o BNB para capacitar os pescadores artesanais e disponibilizar uma linha de crédito para que eles possam melhorar suas jangadas, adquirir equipamentos, por meio do programa de microcrédito urbano do BNB, o Crediamigo”, explica Rodrigo Nogueira.
Já para os donos de embarcações maiores, que atuam na pesca oceânica de longa distância e que necessitam de equipamentos mais sofisticados, a SDE está buscando financiamento com juros menores, pois os valores a serem movimentados são mais elevados e não se enquadram na faixa disponibilizada pelo Crediamigo.
Para os representantes da Prefeitura de Fortaleza, a reunião foi bastante proveitosa e o diretor do BNB se mostrou disposto a auxiliar no que for necessário. “No primeiro trimestre do próximo ano, com certeza, já teremos novidades relevantes para serem repassadas aos pescadores que atuam na orla da capital cearense, tanto de pequeno quanto de maior porte”, destacam Rodrigo Nogueira e Marcelo Pinheiro.
Para o diretor do BNB, esta parceria com administração municipal visa, principalmente, ampliar a capacidade produtiva dos pescadores que atuam na capital cearense. “Também vamos ampliar a participação de agentes do nosso microcrédito urbano nas reuniões que a SDE realiza mensalmente com empreendedores do município, a fim de que possam orientá-los sobre as melhores opções de financiamento disponíveis”, salienta Anderson Possa.