Brasília Amarela
Edson Spinello revela detalhes sobre seu filme “Mamonas Assassinas” em entrevista exclusiva ao Portal IN
Por Viviane Ferreira - Em 12/12/2023 às 5:02 PM
Prepare-se para reviver a energia contagiante e a irreverência dos Mamonas Assassinas nas telonas! No dia 28 de dezembro, chega aos cinemas o tão aguardado filme que conta a história dessa icônica banda brasileira. Com direção de Edson Spinello, a obra cinematográfica promete ser uma emocionante viagem no tempo, relembrando os momentos marcantes de uma trajetória meteórica.
O longa-metragem é uma produção que há muito tempo vinha sendo aguardada pelos fãs. A banda, formada por Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio, conquistou o Brasil nos anos 90 com seu estilo irreverente e suas letras divertidas. Infelizmente, a carreira do grupo foi interrompida de forma trágica em um acidente aéreo, mas seu legado continua vivo na memória de milhões de pessoas.
Faltando apenas 16 dias para a estreia nacional, o diretor Edson Spinello compartilhou como surgiu a ideia e falou sobre os bastidores da produção do filme em uma entrevista exclusiva ao Portal IN. Confira:
Como surgiu a ideia de fazer o filme sobre os Mamonas?
A ideia surgiu da necessidade de contar para uma nova geração a história desses cinco meninos que tanto influenciaram os anos 90 com sua irreverência, carisma e espontaneidade, fazendo dos Mamonas Assassinas a banda que mais vendeu discos nos anos 90, conquistando uma multidão de pessoas, incluindo adultos e crianças, por onde passavam.
Como foi o processo de escolha dos atores para interpretar os integrantes?
O processo de escolha foi intenso. Muitos testes foram realizados para os personagens porque não bastava saber interpretar, era necessário saber cantar e tocar. Além disso, fizemos um trabalho de preparação de 5 semanas para eles entenderem quem eram os seres humanos. O que vocês verão na tela, além dos ícones da musica, é a maneira como cada um era e via o mundo. Aliás, vale destacar o fundamental apoio da família dos integrantes na preparação do elenco. Todos os dias os familiares acompanhavam o trabalho dando apoio aos atores.
Quais foram os aspectos da história dos Mamonas que você achou importante destacar no longa?
Além da trajetória meteórica, o lado humano por trás de cada personagem mostrando suas lutas e dificuldades para alcançar a fama. A luta de 5 meninos de Guarulhos (SP) buscando mostrar sua música para o Brasil e o mundo. Uma história, aliás, típica do povo brasileiro. Infelizmente, a tragédia acabou ceifando 5 vidas. Hoje, os Mamonas são comparados ao “Ayrton Senna da música”. Aliás Ayrton, não coincidentemente, era um personagem que o Dinho adorava, e ambos nos deixaram em um acidente fatal.
Você acredita que o filme sobre os Mamonas pode impactar e cativar novos fãs da atual geração?
Sem dúvida, o fenômeno Mamonas tem espaço nesta nova geração. Eles verão que o impossível não existe, e que a autenticidade e a irreverência sem limites e sem ofender ninguém eram a essência destes meninos que vieram de Guarulhos, e que em apenas 8 meses desapareceram deixando milhares de uma geração órfãos. Conhecerão no cinema um cometa raro que deixou um rastro de alegria por onde passou. Eles conhecerão, como dizia o Dinho, “A banda mundialmente conhecida em Guarulhos”.
Em Fortaleza, a pré-estreia do filme ocorrerá no dia 19 de dezembro nas novas salas VIPs do cinema do Iguatemi Bosque.
Sinopse
Estamos em Guarulhos na década de 90. Dinho, Sérgio, Samuel, Julio e Bento são garotos típicos da época com pouco dinheiro e muitos sonhos. Eles nem imaginam que o humor debochado e inteligente, tão característico do grupo de amigos, irá mudar suas vidas para sempre. De algumas tentativas fracassadas ao sucesso absoluto, em pouco tempo, eles se tornaram o maior fenômeno musical brasileiro da década: os Mamonas Assassinas.