ESTUDO COM SPC BRASIL
Número de negativados no Ceará atinge a menor taxa do ano, informa FCDL-CE
Por Marcelo - Em 27/12/2023 às 5:11 PM
Um levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) e do SPC Brasil mostra que o número de consumidores negativados no Estado atingiu a menor taxa do ano ao registrar um crescimento de 1,5% no mês passado. Isso representa uma forte desaceleração do avanço do número de negativados no Ceará, que chegou a ter um crescimento de 19,2% na comparação entre agosto deste ano e de 2022. O ritmo de crescimento observado em novembro ficou abaixo da média nacional (3,6%).
Já na comparação mensal, isto é, entre novembro e outubro de 2023, o número de consumidores negativados caiu 1,0% no Ceará. Entre os negativados, 34% têm dívidas de até R$ 500,00 e o valor médio devido por eles no Estado é de R$ 4.050,00. Os dados estão presentes na última edição do Radar do Varejo Cearense, publicação mensal da FCDL-CE. A pesquisa também aponta que o número de dívidas negativadas também desacelerou.
Isso significa que elas apresentaram um ritmo de crescimento menor na comparação com os meses anteriores. Em novembro de 2023, o avanço foi de 8,7% em relação ao mesmo período do mês anterior. Já em agosto deste ano, na comparação com mesmo mês de 2022, o avanço registrado foi bem maior, ficando na marca dos 27%. Na comparação entre novembro e outubro de 2023, houve um recuo de 0,7% no número de dívidas no Estado.
Com bancos
A análise dos dados por grupo credor mostra que mais da metade (59,1%) das dívidas dos cearenses têm como contrapartida o setor bancário. Em seguida, aparece água e luz (18,3%) e o comércio (9,3%). Por fim, a pesquisa mostrou que as consultas a pessoas físicas cresceram no acumulado dos últimos 12 meses até novembro de 2023. O avanço foi de 2,1%.
No mês passado, o Nordeste registrou crescimento de 3,5%. A abertura dos dados por gênero mostra que as mulheres representam cerca de 66,2% do número de pessoas físicas consultadas no Ceará. Ainda em relação a este período, do total de consumidores consultados, 12,2% estavam com o nome negativado.
O Radar do Varejo Cearense é um levantamento publicado pela FCDL-CE que reúne os principais dados da economia estadual. A ideia, conforme o presidente da entidade, Freitas Cordeiro, é reunir e analisar indicadores relevantes para que os empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasados em informações dignas de credibilidade. O estudo completo pode ser encontrado no link: https://bit.ly/3RLCerE.