NOVOS INVESTIMENTOS

Salmito Filho ressalta conquistas obtidas pelo desenvolvimento econômico do CE

Por Marcelo - Em 29/12/2023 às 5:30 PM

O titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, completou seu primeiro ano de gestão à frente da pasta com muitos números positivos para comemorar. Ele destacou o trabalho, determinação e liderança do governador Elmano de Freitas para fazer com que haja um diálogo permanente, participação e muitos esforços estimulando as empresas que já estão instaladas no Ceará para que possam expandir seus negócios, gerar mais oportunidades de emprego e renda para a população cearense, e em busca de novos investimentos.

Salmito Filho ressalta o pioneirismo cearense em diversos segmentos

Ele agradeceu a participação, colaboração e confiança de todos que compõem a sociedade civil e a iniciativa privada, principalmente as federações, como FIEC, na indústria; a Faec, na agropecuária; a Fecomércio, no comércio, serviços e turismo; e a FCDL, na área do varejo. “Elas representam com muita legitimidade as empresas que, nos mais diversos setores da economia do Ceará, geram oportunidades de emprego e renda. E a SDE tem construído mais aproximação, parcerias e o que cabe ao poder público: estimular, incentivar e apoiar. Tivemos várias reuniões do Condec, aprovamos vários incentivos, ampliamos e renovamos incentivos para empresas que já atuam em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza, e temos obtido grandes resultados”, afirma.

Destacou que o Estado chega ao fim de 2023 com saldo positivo de empregos formais. Segundo o Caged, isso chega a 53.919 vagas formais como saldo positivo. “Não é que foram gerados 53.919 empregos. Foram gerados muito mais, mas entre contratações e desligamentos, restaram 53.919 empregos com carteira assinada. Também conquistamos a extraordinária marca de melhor média salarial do Nordeste brasileiro. E estamos trabalhando para que essas conquistas sejam garantidas e ampliadas, por meio de todos os setores industriais; da agropecuária; comércio e serviços, que representam 70% de toda a economia cearense, e turismo. Um olhar muito especial para essas empresas tradicionais, que geram oportunidades para a população cearense e, ao mesmo tempo, com um olhar para o futuro que já está chegando”, destaca.

Hidrogênio Verde

Primeira molécula de H²V foi produzida pela EDP, no Complexo do Pecém

Neste sentido, ele destaca a nova economia da inovação e do conhecimento, utilizando a vantagem dos cabos submarinos que chegam ao Ceará, pois é uma infraestrutura da economia digital, que gera muitas oportunidades de empregos e negócios, com altíssimo valor agregado. Outro foco do seu trabalho estará voltado para acelerar o desenvolvimento das energias renováveis e do Hub de Hidrogênio Verde (H²V), pois o país mais desenvolvido do mundo, os Estados Unidos, está realizando o maior programa de reindustrialização da sua história, maior inclusive do que o realizado depois da II Guerra Mundial, utilizando como alicerce a economia verde, em especial o H²V. Afinal, as empresas que estiverem gerando menos gás carbônico (CO²) serão mais competitivas no mercado global.

Lembra que no Ceará, o governador Elmano está atento, comprometido e de mãos dadas com a iniciativa privada, em especial com a FIEC, na pessoa do presidente Ricardo Cavalcante, trabalhando para desenvolver esta nova economia da tecnologia, do conhecimento e também do turismo. “Podemos afirmar estas conquistas extraordinárias. Tivemos alguns desafios nesta jornada, não gostaríamos que as empresas fechassem, e fizemos de tudo que estava ao alcance do Governo do Ceará. Mas, isso acontece ou por decisão das empresas ou por uma dificuldade das mesmas, pois os empresários lidam com o risco. Mas cabe ao poder público ter o cuidado, a inteligência de apoiar, estimular e incentivar o fortalecimento da economia, a indução do desenvolvimento, a criação de empregos e renda para o nosso povo”, explica o titular da SDE.

Disse, ainda, que a equipe da SDE não está acomodada. Ela continua trabalhando para que a economia cresça mais e o Ceará esteja à frente, na vanguarda, pois essa é a sua missão. “O Ceará sempre esteve à frente de vários processos, como levar a indústria para o interior; Hidrogênio Verde no Brasil e queremos ser o primeiro Hub de H²V com investimentos privados, gerando mais emprego, mais renda e oportunidades para a população cearense”.

Campus do ITA

E ressaltou a importância da vinda de um campus do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA) para o Ceará, que representa uma grande conquista. “O ITA é a principal causa do Brasil ter uma indústria de aviões. O País não tem uma indústria de automóveis, apenas montadoras, mas tem uma de aviões, a Embraer, e a principal causa disso é o ITA. Então, a conquista de um campus do ITA, de excelência internacional, não tenho a menor dúvida de que vai promover muito desenvolvimento de uma economia que tem e terá, cada vez mais, tecnologia embarcada. Esse é o nosso foco, o nosso olhar. Agradecemos ao presidente Lula; ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao governador Elmano de Freitas, que são os principais responsáveis por esta grandiosa conquista”, completa Salmito Filho.

Campus do ITA, em São Paulo, será uma referência para a unidade a ser instalada em Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Business