Incentivo para alunos do ensino médio
Camilo anuncia repasse de R$ 6,1 bilhões para o programa Pé-de-Meia
Por Redação IN Poder - Em 29/12/2023 às 7:00 PM
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o Ministério da Educação (MEC) repassou R$ 6,1 bilhões para o programa Pé-de-Meia nessa quinta-feira, 28, por meio do fundo que vai gerir o programa. A ideia é garantir um valor mensal e outro anual para incentivar a permanência dos alunos nas escolas e assim completem o ensino básico.
“Os dados mostram que entre os estudantes mais pobres, menos da metade consegue conquistar o seu diploma o ensino médio. Portanto, o pé-de-meia chega para garantir mais oportunidades para nossa juventude. São recursos para combater o abandono escolar e a evasão nesta etapa tão importante para o brasileiro”, afirmou o chefe da Educação brasileira.
Os valores que serão repassados para os estudantes inscritos no CadÚnico ainda não foram revelados. Mas a iniciativa prevê transferência para alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O MEC observou que a evasão escolar nessa faixa etária é expressiva, fazendo com que vários alunos deixem as salas de aula para ingressarem no mercado de trabalho por conta da necessidade de obter renda.
Os estudantes vão receber uma parte do benefício todos os meses, enquanto que a parte restante só será repassada no fim do ano letivo. Há, entretanto, o requisito de que os estudantes possuam pelo menos 80% de frequência nas horas letivas.