EXPANSÃO TURÍSTICA

Ministro Celso Sabino participa da apresentação do Fungetur em Fortaleza

Por Marcelo - Em 05/01/2024 às 8:42 PM

O titular do Ministério do Turismo (MTur), Celso Sabino, esteve nesta sexta-feira (5) em Fortaleza, onde realizou o encerramento da cerimônia de apresentação do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), ao trade turístico cearense. A solenidade foi realizada na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, e Sabino chegou junto com o presidente do Sistema Fecomércio-CE e deputado federal, Luiz Gastão Bittencourt. O evento contou, ainda, com as presenças dos secretários de turismo do Ceará e de Fortaleza, Yrwana Albuquerque e Alexandre Pereira, respectivamente, além de prefeitos, como Roberto Pessoa, de Maracanaú, além dos deputados federais Domingos Neto e Fernanda Pessoa.

Ministro Celso Sabino falou para uma plateia lotada nesta sexta-feira

O Fungetur é uma iniciativa do Governo Federal visando apoiar a iniciativa privada do setor turístico cearense, que proporcionará o acesso ao crédito de até R$ 15 milhões por empreendimento, que terá cinco anos de carência para o início do pagamento, juros de 8% anuais e até dez anos para pagar. Uma forma de impulsionar os empresários a desenvolverem novos projetos para melhor atender aos turistas e ampliar a movimentação em todo o Estado. Já o Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, garantindo diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

A solenidade demonstrou a união existente entre as esferas federal, estadual e municipal em prol do desenvolvimento turístico nacional. “Iniciar 2024 já com a visita do ministro do Turismo, Celso Sabino, nesse equipamento que foi cedido pelo Governo do Ceará,  foi totalmente reformado e, hoje, abriga a nossa Escola de Gastronomia e Hotelaria, já com duas de suas etapas em funcionamento, é um presente. E não tenho dúvidas de que aqui no Ceará, ministro Sabino, com a sua ajuda o Ceará possa galgar mais espaços e se tornar o maior destino turístico do Brasil e quem sabe da América Latina“, afirma Luiz Gastão.

Já o ministro do Turismo salientou que sua equipe tem trabalhado para que os indicadores no Brasil cresçam e, juntos, governo e iniciativa privada fazer com que o turismo represente no Brasil o que representa em outros países. “Em Portugal, 18% do seu PIB é promovido pelo turismo. Mas há cidades no Brasil e no mundo que esse percentual beira os 90%, como Gramado. República Dominicana é mais de 50% de toda a riqueza do País gerada pelo turismo. No Brasil isso representa 7,8%. Imaginem o que iremos fazer quando passarmos de dois dígitos de contribuição no PIB, para o desenvolvimento da nossa economia. Isso significa independência econômica, financeira, emprego e desenvolvimento”, destaca.

E destacou que por mais que o estado se esforce muito, não há turismo sem iniciativa privada, pois o Estado não vai em Jericoacoara construir um restaurante, um hotel, ou transportar turistas. Quem faz isso é o empresariado. O governo do presidente Lula entendeu isso e está entusiasmado em desenvolver o turismo no País. E por determinação dele estamos levando o Fungetur a todos os estados da federação, ofertando recursos para aqueles que investem no turismo numa condição muito favorável. Com juros de 8% ao ano, com carência de até cinco anos e podendo cada empreendedor receber até R$ 15 milhões, aqui no Ceará por meio do Banco do Nordeste“, completa Celso Sabino.

Alexandre Pereira, Celso Sabino, Luiz Gastão e Fernanda Pessoa pouco antes do evento em Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Business