ATENDIMENTO E PROTEÇÃO
Jade Romero participa da inauguração da Casa da Mulher Baturiteense
Por Marcelo - Em 17/01/2024 às 5:32 PM
A vice-governadora e secretária das Mulhres do Ceará, Jade Romero, participou da inauguração, no final da tarde dessa terça-feira (16), da Casa da Mulher Baturiteense. Esse é o primeiro equipamento – que compõe o programa Ceará por Elas – a funcionar no Maciço do Baturité e segue a política de ampliação e fortalecimento da rede de proteção e atendimento às mulheres. Com o início dos trabalhos da casa municipal, sobe para 13 o número de equipamentos já funcionando no Ceará.
Ela falou sobre da importância da entrega do equipamento. “Entregar a Casa da Mulher de Baturité é resultado do esforço conjunto e que vai beneficiar todas as mulheres da região. No equipamento vai funcionar acolhimento de assistência social, psicológico e também jurídico, além de cursos de qualificação, capacitação para o empreendedorismo. Esse é um importante avanço que o Programa Ceará por Elas está fazendo na política pública de mulheres no Estado. Seguimos fortes construindo espaços de segurança e dignidade para as nossas mulheres”, disse Jade Romero.
As mulheres de Baturité agora contam com atendimento jurídico, psicológico, social e de autonomia econômica, bem como atenção médica primária e Grupo Especializado Maria da Penha. Foram entregues, ainda, as contrapartidas do Governo do Estado: uma viatura para a Patrulha Maria da Penha; um kit Athena, com computador contendo sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência. Além disso, toda a equipe de profissionais que atuará na local recebeu capacitação técnica, promovida pela Secretaria das Mulheres do Ceará.
Também participaram da solenidade o prefeito de Baturité Herberlh Mota e sua esposa Ynara Mota, destacando que o novo equipamento ajudará, sobremaneira, no combate à violência doméstica e na qualificação profissional das mulheres do Maciço, que poderão conquistar sua independência financeira. O deputado federal Eduardo Bismarck esteve presente e também comemorou a inauguração. “Mulheres baturiteenses agora têm um espaço de acolhida e segurança. É uma alegria fazer parte desse avanço”, completa.