Ex-governador

PF investiga se Camilo Santana foi espionado ilegalmente pela Abin

Por Redação IN Poder - Em 25/01/2024 às 2:12 PM

Camilo Santana Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

O ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação do governo Lula (PT), Camilo Santana, pode ter sido espionado ilegalmente por drones da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em 2021. Conforme investigação da Polícia Federal (PF), além do cearense há suspeita de que monitoramento irregular dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Nesta quinta-feira, 25, a PF deflagou a operação “Vigilância Aproximada” e realizou busca e apreensão contra o deputado federal e ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem (PL), aliado do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Em 2021, agentes da Abin foram flagrados por dois policiais militares que faziam a segurança da residência oficial da Governadoria do Ceará, localizada ao lado do Palácio da Abolição, em Fortaleza, controlando drones com equipamentos superpotentes de escuta. Quando indagados pelos policiais, os agendes se identificaram como funcionários da Agência.

A Abin havia instaurado processo interno para investigar a ação de dois servidores. Em 2022, o caso arquivado pela Abin sob alegação de que não houve “nenhuma ação de acompanhamento sobre autoridades constituídas do Governo do Estado do Ceará”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder