Deputados e senador

Cerca de 22 parlamentares cearenses estão cotados como pré-candidatos a prefeituras em 2024

Por Redação IN Poder - Em 01/02/2024 às 10:03 AM

Assembleia Legislativa Ceara

Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa Ceara

Com a chegada do ano eleitoral, cerca de 22 deputados estaduais, federais e senadores do Ceará tem pretensões de concorrer algum Executivo município cearenses. A maior quantidade de parlamentares pré-candidato está concentrada em Fortaleza, enquanto a outra fatia se divide pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Interior do Estado.

O número é expressivo, mas a quantidade é ainda maior se for levada em consideração os parlamentares que vão estar envolvidos nas eleições municipais deste ano. Apesar da distância para o pleito, é certo afirmar que os deputados e senadores vão trabalhar ou para se elegerem prefeitos e prefeitas, ou para endossar o palanque de algum aliado para manter o apoio no município e ampliar sua base eleitoral.

Na Capital, três deputados federais – André Fernandes (PL), Luizianne Lins (PT) e Célio Studart (PSD) -, três deputados estaduais – Evandro Leitão (PT), Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT) – e o senador Eduardo Girão (Novo) estão posicionados como pré-candidatos ao Paço Municipal.

Em Maracanaú, o deputado federal Júnior Mano (PL) e os deputados estaduais Júlio César Filho (PT) e Lucinildo Frota (sem partido) aparecem como pré-candidatos. Há chances, entretanto, de se unirem para bater o atual prefeito Roberto Pessoa (União Brasil).

Lucílvio Girão (PSD) está de olho na Prefeitura de Maranguape, mas a tendência é que ele apoie a candidatura representada pelo ex-prefeito da cidade e atual secretário da Educação de Maracanaú, George Valentim (União Brasil). O palanque de Valentim deve contar com apoio da deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil).

Em São Gonçalo do Amarante, por sua vez, o deputado estadual Cláudio Pinho (PDT) espera retornar ao Executivo do município. Para isso, vai precisar vencer o atual prefeito Marcelão (PT). Além do embate entre PT e PDT, a disputa entre os dois também representa queda de braço entre o grupo de Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT).

Já no município de Caucaia, onde o prefeito Vitor Valim (PSB) não é pré-candidato, surgem os nomes de Emília Pessoa (PSDB) – postulante em 2020 – e as ventilações da deputada estadual Lia Gomes (PDT) e Salmito Filho (PDT), deputado estadual licenciado em função de ser secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará.

Veja quais parlamentares estão posicionados como pré-candidatos em 2024:

Deputados Federais
André Fernandes (PL) – Prefeitura de Fortaleza
Célio Studart (PSD) – Prefeitura de Fortaleza
Júnior Mano (PL) – Prefeitura de Maracanaú
Luizianne Lins (PT) – Prefeitura de Fortaleza
Moses Rodrigues (União) – Prefeitura de Sobral
Yuri do Paredão (MDB) – Prefeitura de Juazeiro do Norte

Deputados Estaduais

Agenor Neto (MDB) – Prefeitura de Iguatu
Almir Bié (PP) – Prefeitura de Canindé
Cláudio Pinho (PDT) – Prefeitura de São Gonçalo do Amarante
Davi de Raimundão (MDB) – Prefeitura de Juazeiro do Norte
Dr. Oscar Rodrigues (União Brasil) – Prefeitura de Sobral
Emilia Pessoa (PSDB) – Prefeitura de Caucaia
Evandro Leitão (PT) – Prefeitura de Fortaleza
Fernando Santana (PT) – Prefeitura de Juazeiro do Norte
Julinho (PT) – Prefeitura de Maracanaú
Larissa Gaspar (PT) – Prefeitura de Fortaleza
Lia Gomes (PDT) – Prefeitura de Caucaia
Lucinildo Frota (Sem partido) – Prefeitura de Maracanaú
Lucílvio Girão (PSD) –  Prefeitura de Maranguape
Marcos Sobreira (PDT) – Prefeitura de Iguatu
Salmito (PDT) – Prefeitura de Caucaia

Senador

Eduardo Girão (Novo) – Prefeitura de Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder