MISSÃO INTERNACIONAL

Governo do Ceará promove Hidrogênio Verde e o agronegócio na Alemanha

Por Marcelo - Em 06/02/2024 às 1:20 PM

O publicitário Carlos Henrique Carvalho, proprietário da agência AD3 Marketing e que integra a associação empresarial alemã Internationaler Wirtschaftrat, articulou junto ao Governo da Alemanha,  uma missão internacional com integrantes do Governo do Ceará. O objetivo principal de promover o agronegócio cearense na Fruit Logística, uma das principais feiras do mundo do setor e as energias renováveis – em especial do Hub de Hidrogênio Verde (H²V) no Complexo do Pecém.

Sílvio Ribeiro, Salmito Filho e Carlos Carvalho estão em Berlim

Na sede do Parlamento Alemão, em Berlim, foi realizada uma reunião na qual estiveram presentes o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho; o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos Ribeiro; Erildo Lemos, coordenador de Recursos Hídricos do Ceará, e Elmo Aguiar, presidente da Adagri. Também participaram do encontro representantes do Governo Alemão, além de um grupo de empresários da Alemanha.

Durante essa reunião foram discutidos os temas de produção e importação de Hidrogênio Verde e requisitos para importação de frutas do Brasil para Europa.  “O Governo Alemão, através do diretor de projetos internacionais de Hidrogênio, afirmou que tem muito interesse no H²V produzido no Ceará, por causa do preço citado pelo secretário Salmito. E dois empresários que atuam no setor disseram ter interesse na compra, pois acharam que tem um valor competitivo no mercado internacional”, explica Carlos Carvalho.

Ele destacou que um dos empresários que demonstrou interesse na importação do Hidrogênio Verde cearense já está articulando uma visita ao Pecém  com sua equipe este ano, para conhecerem ‘in loco’ como serão os projetos de produção de H2V no Estado. “Ele já esteve em outros polos de produção de Hidrogênio Verde em vários países, mas devido às informações de valor e logística repassadas por Salmito Filho, acha que o produzido no Ceará será muito competitivo em nível internacional“, salienta o empresário que articulou a viagem.

Visita

Depois da reunião, o grupo de cearenses realizou uma visita ao Parlamento Alemão, para conhecer de perto como é o dia a dia dos deputados daquele país. Eles também conversaram sobre como a legislação específica para poder regulamentar a comercialização do Hidrogênio Verde no Brasil está sendo encaminhada no Congresso Nacional, visando garantir total segurança jurídica dessas operações.

O grupo permanece em Berlim pois, amanhã, começa a Fruit Logística, que está muito focada no setor do agronegócio cearense. “Será feita a exposição de frutas, o potencial do agronegócio para novos investidores e as potencialidades do Porto do Pecém, que é um dos líderes da exportação de frutas do Brasil. A comitiva cearense retorna para Fortaleza no próximo sábado”, finaliza Carlos Carvalho.

Mais notícias

Ver tudo de IN News